Brasil Novo Notícias: ASSISTÊNCIA EM ALDEIAS INDÍGENAS É TEMA DE REUNIÃO EM ALTAMIRA

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ASSISTÊNCIA EM ALDEIAS INDÍGENAS É TEMA DE REUNIÃO EM ALTAMIRA

(Foto: Glaydson Castro / TV Liberal)
A precariedade da assistência em aldeias indígenas no sudoeste do Pará foi tema de uma reunião em Altamira com índios de várias etnias e o novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do município na última segunda-feira (8).
Entre as reclamações das lideranças está a falta de técnicos em enfermagem para atender a 43 aldeias da região de Altamira; três delas recentes ainda em processo de reconhecimento pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, há uma rotatividade entre os técnicos para atender as comunidades indígenas.
“Tem aldeias que têm um acesso um pouco melhorado, mas na maioria das comunidades o acesso é muito difícil. Quando temos uma enfermidade de uma gravidade um pouco elevada, só é possível fazer uma remoção aérea, aí depende de recurso e de planejamento. Hoje, com essa turbulência política é uma questão que nos deixa muito preocupados com a saúde indígena”, afirmou o cacique Rodrigo Curuaia.
As comunidades indígenas de Altamira também sofreram com um recente surto de gripe: cinco tipos de vírus foram detectados entre crianças e adultos. Oito crianças indígenas morreram em apenas um mês.
Em maio desse ano, os índios fizeram protestos para questionar a exoneração do antigo coordenador do Dsei. Eles chegaram a ocupar o prédio do Distrito para exigir que o cargo fosse ocupado por representantes dos índios.
“A gente fica com aquela preocupação de não dar certo. Primeiro porque o cidadão não é da região, então, isso preocupa as lideranças e as pessoas mais velhas que estão dentro da aldeia, acostumadas com as pessoas que já conhecem, que já estão trabalhando. Esse é o maior receio da comunidade indígena nesse momento”, esclareceu o líder indígena José Carlos Arara.
O novo coordenador do Dsei, Renato Silva, é advogado com atuação na área do direito ambiental e foi nomeado para o cargo há uma semana.
“Isso não é novidade, não é o primeiro processo que eles têm de mudança de coordenação. É um processo natural, que tem que ser discutido e aproveitados os debates e as propostas. Esse espaço foi criado para isso e então, esse entedimento para mim é razoável, a gente está trabalhando para dirimir essas dúvidas ao longo do nosso encaminhamento”, ponderou Silva. 

As informações são do G1 Pará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário