Brasil Novo Notícias: PARÁ ABRE VAGAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS EM DIVERSAS ÁREAS

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

PARÁ ABRE VAGAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS EM DIVERSAS ÁREAS

No ano passado, o governo do Estado noticiou que abriria, em 2016, 19 concursos públicos para diversas áreas. Com o agravamento da crise econômica, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) priorizou os certames para os Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, abrindo cerca de 3,5 mil vagas somente na área de segurança pública.
A secretaria prevê publicar ainda em agosto o edital para a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), com a expectativa de 2 mil vagas. Até o fim do ano também devem ser divulgados os editais para os concursos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Cerca de 600 vagas serão abertas apenas nesses dois concursos.
Também está em andamento a preparação dos concursos para a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que ofertará vagas para professores e servidores administrativos, e para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). “Eles estão em fase de dimensionamento do quantitativo do pessoal necessário. Assim também está ocorrendo com a área de saúde, com vagas a serem abertas para a Sespa, Santa Casa, Hospital de Clínicas, Hemopa e Ophir Loyola”, adianta Alice Viana, titular da Sead.
O edital para o concurso da Seduc deve ser publicado ainda em 2016. Ainda este ano serão publicados os editais de concursos da área de saúde, que envolverão quase todos os hospitais públicos do Pará. Em 2017, serão feitos os demais concursos previstos pela Sead. Segundo o planejamento da secretaria, após as demandas vencidas nas áreas de segurança, educação e saúde, seguirão as frentes de trabalho para ampliação do quadro na área de suporte administrativo e também para a garantia de desenvolvimento econômico e sustentável do Pará.
De acordo com a Sead, essa agenda de certames privilegia a segurança pública como uma das áreas consideradas prioritárias pelo governo, ao lado da saúde e da educação. “Isso é fruto de uma política de controle e combate à violência e à criminalidade, e também de um esforço de valorização dos servidores. Esses concursos eram fundamentais também para garantir melhores condições de trabalho”, pontua Alice Viana.
O mais recente desses certames está com inscrições abertas até hoje. O concurso público para a Polícia Civil do Pará oferece 650 vagas, em cargos com salários que variam de R$ 5.204,05 a R$ 12.250. As provas serão em Belém, Santarém, Marabá e Altamira. As inscrições podem ser feitas pelo site www.funcab.org.


Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário