Brasil Novo Notícias: Jurunas desbloqueiam acesso a Pimental

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Jurunas desbloqueiam acesso a Pimental


Após seis horas de bloqueio a um dos acessos ao sítio de obras Pimental, UHE Belo Monte, 70 quilômetros de Altamira, os índios da etnia Jurunas resolveram liberar a pista para passagem dos veículos da usina. A liberação foi possível após acordo entre manifestantes Governo, Funai e Norte Energia.

Cerca de 30 índios serão recebidos amanhã, 17/09, em Brasília por representantes do Governo, Funai e Norte Energia para discutirem várias pautas de reivindicações, as principais segundo os próprios indígenas são a construção de uma ponte sobre o Canal de Derivação e ampliação das terras indígenas do entorno de Belo Monte.

"Queremos que as promessas sejam cumpridas. Exigimos que seja construída uma ponte para não precisarmos andar mais 50 quilômetros para chegar em Altamira. Também queremos discutir em Brasília a questão das terras indígenas da Volta Grande do Xingu, que já deveriam ter sido ampliadas". Manifestou o cacique Giliarde Juruna.

Após a desocupação da via, os trabalhos retornaram ao normal em Pimental, local onde está sendo construída a barragem principal e deve gerar 233 MW de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário