Brasil Novo Notícias: PREFEITA MARINA SPEROTTO RECEBE VISITAS DE REPRESENTANTES DE OITO PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PREFEITA MARINA SPEROTTO RECEBE VISITAS DE REPRESENTANTES DE OITO PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL

Marina Sperotto, Prefeita do Município de Brasil Novo, Oeste do Pará, recebeu a visita de uma delegação de representantes de oito países da América Central  e representante do Grupo de Cooperação Alemã na América Central. O objetivo da visita ao município foi de conhecer as política ambiental e como se deu o trabalho para o desembargo ambiental de Brasil Novo.

Durante o primeiro dia de visita, a prefeita, os secretários, IBAMA e a delegação da América Central fizeram uma rodada de conversa, onde a prefeita passou as informações à cerca das políticas ambientais, suas limitações, suas lutas e os avanços para que o município se tornasse o quinto estado paraense a sair da lista de embargo ambiental fazendo um intercâmbio de conhecimentos. “É muito importante para nãos recebermos visitas de pessoas em nosso município, isso demonstra que estamos no caminho certo e de que o dever de casa está sendo feito e está tendo repercussão lá fora também. Isso me deixa muito tranquila em relação ao nosso trabalho com o meio ambiente.” – comentou a prefeita.

A comissão visitou também a Agropecuário Rio das Pratas na vicinal 17, uma das propriedades rurais no município que foi multada e embargada pelo IBAMA em 2008, o que segundo o Sr. Adauto, proprietário da área embargado, fez sua produtividade diminuísse significativamente; “Com a propriedade embargada e com uma multa duas vezes maior que o valor dela eu me vi em uma situação desconfortável para produzir, pois todo meu investimento havia sido feito nela e isso fez com que minha produtividade e minha renda diminuíssem”. – comentou o proprietário.

A equipe visitou também uma horta na mesma vicinal onde a principal produção é de alface e pimentão e toda o produção é fornecida à Norte Energia e utilizada na alimentação dos funcionários da obra em Belo Monte. O proprietário Sandrão, que hoje é referência regional neste seguimento, disse que a maior dificuldade para produzir é durante o inverno, o que eleva os custos de produção; “Na época mais chuvosa fica mais difícil produzir devido as chuvas e temos que mudar para a produção em estufas e isso eleva muito os custos com a produção e o valor de oferta para o consumidor também fica elevado. Mas estamos felizes com os resultados” – comemorou ele.

Estiveram em Brasil Novo representantes da Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, República Dominicana, Argentina e ainda o IBAMA e IMAZON. A visita foi finalizada com um almoço servido em dos melhores restaurantes da cidade de Brasil Novo.


Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: ASCOM/PMBN


Nenhum comentário:

Postar um comentário