Brasil Novo Notícias: Programa ambiental da Norte Energia incentiva o plantio de espécies ameaçadas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Programa ambiental da Norte Energia incentiva o plantio de espécies ameaçadas


“Nossa intenção é fazer com que cada morador seja um agente ambiental, plantando árvores e recuperando nossas áreas verdes”, essa é a meta para os próximos anos de trabalho da secretária de Meio Ambiente de Senador José Porfírio, Samara Marques de Silva. O trabalho começou há uma semana com a doação de 500 mudas de espécies nativas como ipê, maxarimbé, açaí e mogno, pela Norte Energia, aproveitando a semana de 21/09, quando se comemora o dia da árvore.

A doação de mudas é uma das inúmeras ações que a Norte Energia desenvolve com os municípios da área de influência direta do empreendimento visando o fortalecimento das atividades de conservação ambiental, com vistas a melhorar a qualidade de vida da população e manutenção da diversidade florestal e das paisagens. Estas ações também servem como piloto para projetos de recuperação de áreas degradadas, além daquelas a serem executadas pelo empreendimento.

A doação aconteceu no porto de Vitória do Xingu, onde a equipe da prefeitura recebeu as mudas prontas para o plantio. “Essa é a menor parte do projeto, a grande ação será entregar cada uma delas aos moradores de Senador e incentivar o cuidado e a preservação do meio ambiente”, destacou a secretária. No município, as mudas de maxarimbé serão utilizadas no paisagismo e humanização de ruas e avenidas, os açaízeiros, para recuperação de áreas degradadas próximas a nascentes e igarapés. Já os exemplares de mogno seguem para reflorestamentos e sistemas agroflorestais na zona rural do município.

Outras 500 mudas de arvores foram destinadas a secretaria de agricultura de Vitória do Xingu que a partir de agora fará as entregas a população para o plantio e exercício das ações de conservação ambiental na cidade. “Vitória vem passando por uma série de transformações, não existe melhor momento para incentivar a educação ambiental junto aos moradores da nossa cidade”, declarou o secretário de agricultura, José Pereira.

Para dar suporte aos programas ambientais que englobam 55 projetos, a Norte Energia construiu um Centro de Estudos Ambientais – CEA, em Vitória do Xingu, às margens do rio onde trabalham biólogos, engenheiros florestais, veterinários e técnicos, que executam ações inéditas como a criação de mais de 2 mil mudas de mogno, o inventário e catalogação das espécimes da região do Xingu, como o transplante de 11 espécimes de pau-cravo, árvore nativa da região e que se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção e com o trabalho da Norte Energia poderá em alguns anos essas espécies possam ser encontradas com maior intensidade na natureza.

Do total das mudas produzidas no viveiro florestal da Norte Energia, localizado no Centro de Estudos Ambientais – CEA, mais de 35.185 mudas já foram plantadas e outras 16.761 doadas a entidades e municípios da região, áreas de proteção permanentes (APP), reforçando a série de ações dos programas ambientais executados pela empresa, como a recuperação de áreas degradadas na volta grande do Xingu que serão convertidas em APPs dos Reservatórios. “Esse trabalho vai ser responsável pela devolução de verde a lugares que sofreram com a ação do homem e que dificilmente conseguiriam se recuperar de forma natural”, lembrou Rogério Miranda, engenheiro agrônomo da Norte Energia.

Resultados

Um dos responsáveis pelo estudo e produção de mudas, o engenheiro florestal Vinicius M. Barbacena comemora os resultados da germinação do mogno, espécie muito extraída e explorada em toda a região devido o seu alto valor econômico. “O mogno é um dos resultados mais importantes do trabalho do Centro de Estudos Ambientais da Norte Energia pois ao percorrer a região nós quase não o encontramos e a reprodução da árvore é muito difícil, mas aos poucos nós conseguimos fazer com que as sementes germinassem e isso é sem dúvida uma vitória nossa, mas principalmente da natureza uma vitória para a região do Xingu”.

Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário