Brasil Novo Notícias: Saúde indígena é discutida em conferência de Altamira

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Saúde indígena é discutida em conferência de Altamira



Acontece em Altamira, Pará, a 5ª pré-conferência nacional de saúde indígena, participam do evento nove etnias de 37 aldeias da região Transamazônica, além de órgãos que trabalham diretamente com essa população.
A pré-conferência visa buscar melhorias para a saúde dos indígenas do Xingu. O evento acontece em 34 distritos em nível nacional, as pautas levantadas durante o evento foram debatidas nas aldeias antes de serem levadas para o encontro.
Para as comunidades indígenas que participaram do evento, a discussão é necessária para levar qualidade de saúde às comunidades, pois muitos dos indígenas procuram a cidade para receber o atendimento, aumentando a demanda dos hospitais do município.
Os índios acreditam que a discussão é uma forma também de cobrar da empresa responsável pela instalação da hidrelétrica de Belo Monte as condicionantes de melhoramento da saúde as comunidades atingidas pela barragem.
O encontro teve duração de três dias e será formada uma comissão com 16 delegados que irão apresentar Altamira na 5ª conferência nacional de saúde indígena que acontecerá em novembro em Brasília-DF.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário