Brasil Novo Notícias: Médicos cubanos chegam em Altamira

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Médicos cubanos chegam em Altamira


Na tarde da última sexta-feira, 20/09, os três médicos cubanos que se inscreveram no programa Mais Médicos para trabalhar em Altamira, se apresentaram no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Os profissionais foram recepcionados com muita festa no aeroporto da cidade.

Os médicos foram recebidos com muita alegria pela equipe que trabalha na sede do DSEI em Altamira.

Os médicos, Mayre Reinaldo Saltorio, Melesio Perez Saborit e Mercedes Blando Echevarria trabalharão nos distritos indígenas Iriri, Xingu e Bakajá. Segundo o DSEI, ainda esta semana os médicos começarão a dar consultas nas aldeias.

Já o médico brasileiro que trabalhará em Altamira, Rogerio de Amorim Oliveira, que estudou na Argentina, ainda não se apresentou à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o secretário Valdecir Maia, o médico deve comparecer ao município esta semana.

O novo profissional deve atuar no posto da Secretaria de Saúde, na sede do município, rua Primeiro de Janeiro, bairro Recreio.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os quatro profissionais vão cumprir carga horária de 40 horas por semana. O pagamento dos médicos cubanos será feito para a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), que irá repassar o recurso para o Ministério da Saúde de Cuba, que irá fazer o pagamento dos profissionais.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário