Brasil Novo Notícias: Adolescente desmaia em coma após matar aula para beber

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Adolescente desmaia em coma após matar aula para beber


Estudantes ingeriam bebidas alcoólicas durante horário de aula, em Goiás. Secretaria de Educação e Conselho Tutelar responsabilizam pais.


Adolescente é socorrida após desmaiar em praça
Um flagrante chocou moradores de Luziânia, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal. Imagens gravadas por um celular mostram duas adolescentes ingerindo bebidas alcoólicas em uma praça do município. Uma das garotas chega a desmaiar e é levada em coma alcoólico ao hospital 
Em outra praça, adolescentes vestidos com uniformes de colégio são filmados ingerindo o que parece ser uma mistura de bebidas. O flagra acontece por volta de 11h, quando os alunos deveriam estar em aula.

Uma comerciante que prefere não se identificar afirma que a movimentação de estudantes na praça é grande e constante. “Menino de 14 anos bebendo, fumando. É uma perdição”, relata.

A responsabilidade sobre esses adolescentes gerou polêmica na cidade. Segundo a subsecretária de educação do município, Valdereza Braz, as escolas só se responsabilizam pelos alunos do portão para dentro.

Para tentar tornar o controle de frequência mais rígido, os pais são avisados a cada duas faltas do aluno. “Tem nos ajudado a mostrar pra família que ela precisa acompanhar e saber se seu filho está na escola ou não”, afirma a subsecretária.

A necessidade de acompanhamento por parte da família também é recomendada pelo Conselho Tutelar. “A partir do momento que o pai acompanha, ele sabe o comportamento do filho, ele sabe o que o filho está usando, ele sabe quais as amizades do filho. É necessário esse acompanhamento para que os pais saibam realmente se o filho está precisando de algum auxílio”, afirma o conselheiro tutelar Mayko Maer.

Já a Polícia Militar argumenta que é difícil fiscalizar todas as áreas da cidade, pois o número de estudantes é grande e há apenas dois policiais que atendem exclusivamente às escolas. Porém, após ser informada dos flagrantes, a PM promete fiscalizar melhor esse tipo de situação. “Vamos com certeza visualizar melhor os fatos que está acontecendo e, na medida do possível, vamos tomar as providências cabíveis (sic)”, afirma o sargento Divino Pereira.

Além da conduta inadequada dos estudantes, será fiscalizada também a irregularidade na venda de bebidas alcoólicas para menores. Conforme a legislação, o comerciante que for flagrando vendendo esse tipo de produto a adolescentes pode ser condenado a até quatro anos de prisão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário