Brasil Novo Notícias: Comissão de Deputados Federais visitam Obras de Belo Monte em Altamira e faz reunião com grevistas.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Comissão de Deputados Federais visitam Obras de Belo Monte em Altamira e faz reunião com grevistas.


Ontem (03) a comissão de trabalho, de administração e serviço público da câmara dos deputados esteve visitando as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, além da visita ás obras, os deputados também ouviram os representantes do  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Estado do Pará. A comissão buscou entender o porquê da greve dos trabalhadores nos canteiros de obras da usina.
A visita da comissão teve como principal objetivo intermediar o diálogo entre operários e Consórcio Construtor Belo Monte,já  que os trabalhos nas obras estão paralisados á 12 dias e cerca de 7 mil trabalhadores estão de braços cruzados.
A visita da comissão em Altamira foi uma solicitação do deputado Laércio Oliveira que fez o pedido através de requerimento, de acordo com o deputado a população precisa saber quais as reais condições de trabalho no local onde esta sendo construída a mais importante obra do programada de aceleração do crescimento, PAC, do governo Federal.
Antes de visitar os canteiros de obras a  comissão de parlamentares conferiu de perto o sofrimento da população que é obrigada a conviver com a falta de infra estrutura e saneamento básico, como é o caso das famílias que vivem ás margens da rua das olarias no bairro boa esperança, o local que será atingido por belo monte sofre á anos sem água potável, posto de saúde e assistência social. Os moradores da localidade também são obrigados a construírem pontes improvisadas para escaparem dos alagamentos ou simplesmente ter acesso ás próprias residências. Seguindo o cronograma de visita, a comissão foi até o km 27 onde os trabalhadores que paralisaram as obras á 12 dias mantêm faixas e barricadas como forma de protesto á falta de acordo com CCBM.//O gerente de administração do consórcio construtor Marcos Sord diz que não é  contra as reivindicações dos operários, mas o consorcio não têm condições financeiras, para arcar com as despesas exigidas pelo sindicato dos trabalhadores que representa a categoria.
No local que será construída a terceira maior hidrelétrica do mundo, para a comissão de trabalho, a obra é de grande importância pra o Brasil com vista no desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda para população.
Os parlamentares chegaram ao principal canteiro de obras por volta das 14:30 eles fizeram uma espécie de vistoria no local.  Mas também puderam ver de perto centenas de maquinários parados por causa da greve.
João Pimentel, Diretor de Relações Institucionais da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte fez uma avaliação da visita da comissão á obra.

De volta á Altamira os parlamentares se reuniram com os representantes dos trabalhadores dos canteiros de obras, a comissão de deputados ouviram as reivindicações dos operários. O presidente do SINTRAPAV, sindicato que representa os trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do estado fez duras críticas ao consórcio Construtor Belo Monte e Norte Energia,as criticas foram baseadas na avaliação do sindicato que ressaltou ainda que tanto o consórcio quanto a norte energia levaram os parlamentares ao melhor canteiro da obra.

Depois de quase 3 horas de reunião, a comissão de trabalho, de administração e serviço público colheram as informações dos trabalhadores e disseram que estarão em busca providências para que toda situação seja resolvida da melhor forma possível, os trabalhadores decidiram pelo fim da greve já que a justiça considerou a  mesma ilegal.
Por: Sidalécio Souza e Márcio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário