Brasil Novo Notícias: Grupo de Trabalho Municipal de Monitoramento, fiscalização e Controle do Desmatamento de Brasil Novo se Reuni com Chefe do Incra

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Grupo de Trabalho Municipal de Monitoramento, fiscalização e Controle do Desmatamento de Brasil Novo se Reuni com Chefe do Incra



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Grupo de Trabalho Municipal de Monitoramento, fiscalização e Controle do Desmatamento de Brasil Novo, oeste do Pará, esteve reunida durante a manhã desta quarta-feira (17) com o Sr. Danilo Hoodson Barbosa Farias, chefe  da Unidade do INCRA de Altamira, com o objetivo de discutir alternativas para a legalização ambiental através do CAS – Cadastro Ambiental Rural das propriedades de Brasil Novo, sobre tuto dos Projetos de Assentamento da Reforma Agrária no Município. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal com a participação do Secretário de Agricultura Fernando Rocca, representantes da EMATER e CEPLAC e do IPAN.

Em uma análise da atual conjuntura da política de fiscalização ambiental o Sr. Otoniel Costa, Coordenador de Divisão de Planejamento, Projetos e Captação de Recursos, avalia que os investimentos tem sido menores que a repressão – “A fiscalização ambiental tem tido um crescimento maior que do que os investimentos em tecnologias de produção. Então é preciso que antes da fiscalização os produtores tenham mais acessos à essas tecnologias para que a produção possa crescer ” – analisou  ele.

Essa reunião faz parte de uma força-tarefa que a SEMMA vem desenvolvendo em parceria com outras entidades locais no intuito de retirar o município do embargo ambiental. Diante disso, a SEMMA se responsabilizou em atender e realizar o CAR em todas as propriedades das áreas do PIC (fora dos assentamentos) e a Emater deverá realizar o Cadastro em todas as propriedades localizadas nos Projetos de Assentamentos da Reforma Agrária na área de Brasil Novo. Para isso o INCRA deverá enviar aos técnicos da Emater, até a próxima semana, a base cartográfica do município para que estes possam desenvolver os trabalho de cadastramento rural.

O INCRA deverá dar apoio ao Grupo de Trabalho Municipal de Monitoramento, fiscalização e Controle do Desmatamento de Brasil Novo e deverá desenvolver um papel importante no que diz respeito ao monitoramento dos assentamentos como afirmou o Chefe do INCRA de Altamira Danilo Hoodson – “ O Incra deverá entrar na parte de monitoramento e regularização ambiental através do CAR dentro dos Assentamentos Rurais. Para alguns Projeto de Assentamento onde se encontra ainda com 80% de cobertura vegetal será disponibilizado o Bolsa verde e a valoração dos ativos ambientais que deverá propor alternativas para que o assentado utilize sua área já desmatada de maneira mais econômica” – apontou Danilo.

O Grupo de Trabalho Municipal de Monitoramento, fiscalização e Controle do Desmatamento deverá apresentar reivindicações de melhorias que facilite o trabalho de combate ao desmatamento no município, ao Secretário dos Municípios Verdes, que virá à Brasil Novo na sexta-feira (19) para quando será Lançado o Pacto Ambiental.

 Por: Valdemídio Silva
Fotos e Fonte: ASCOM/PMBN




Nenhum comentário:

Postar um comentário