Brasil Novo Notícias: Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina nesta semana Vacinações terminam na próxima sexta-feira (26/4).

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina nesta semana Vacinações terminam na próxima sexta-feira (26/4).


A vacina pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

Idosa recebendo Vacina
 Foi aberta oficialmente na sexta-feira (19) em Brasil Novo, município localizado na região oeste do Estado do Pará, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza realizada anualmente pelo Ministério da Saúde. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, como tema “Quem Lembra da Vacina Se Protege da Gripe”, a campanha tem como objetivo vacinar alguns grupos prioritários contra o vírus da gripe e se estenderá até dia 26 de abril. 

Hilda Dantas Coord.ª do CCI vacinando Idoso
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar todas as pessoas que estão nos grupos prioritários da campanha, que compreendem crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; e trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza.
Também podem se vacinar os detentos; e, neste ano, estendida também a pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de gripe influenza como a pneumonia e outras infecções respiratórias.

Equipe do PSF Brasil Novo
A campanha teve início no Centro de Convivência do Idoso onde dezenas de idosos foram imunizados. A vacina estará disponível até sexta (26) em todos os postos de saúde do município.

Influenza 

Grávida sendo Imunizada contra Gripe
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Equipe do PSF da Cidade Alta com usuários
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) levando até mesmo ao óbito. Essas complicações são bem mais comuns entre menores de 2 anos, idosos, gestantes e pessoas com história de patologias crônicas, podendo elevar as taxas de morbimortalidade nestes grupos específicos.
Equipe do PSF da Cidade Nova
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (26). Estão sendo imunizados idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 2 anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos. A população carcerária também recebe a dose.
Balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 5.585.779 de pessoas foram vacinadas contra a gripe até as 12h do último sábado, Dia de Mobilização Nacional contra a doença. O número representa 17,5% do público-alvo de 39,2 milhões de pessoas.

Por: Valdemídio Silva
Fotos: ASCOM/PMBN
Informações: ASCOM/PMBN e Jornal Eletrônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário