
A contaminação atinge mais de 80% dos poços de água pela falta de saneamento básico.
O lixo jogado perto dos poços e o esgoto a céu aberto contaminam a água. Outro problema encontrado nas casas foi a proximidade das foças com os poços. Segundo o laboratório de analises, a distância é de 10 metros para casas de terreno plano e 15 metros para casas de terrenos inclinados.
‘’ Nessas aguas foram encontradas coliformes fecais, um risco muito grande para a saúde humana’’, disse Paulo Neves, engenheiro do laboratório de analises de água.
Ao ingerir água contaminada a população pode contrair doenças como: amebíase, giardíase e até uma hepatite viral ou poliomielite. Nesta última o contágio se dá pela ingestão durante o banho com água contendo fezes e urinas humanas.
Para evitar estas doenças, a secretária de saúde alerta para o uso de cloro. Uma gota para cada litro de água é o recomendado, ferver a água que será consumida também é um método prático assim como fazer limpeza na caixa d’água em três em três meses.
O resultado das amostras de Altamira foi apresentado para o ministério de saúde, que faz monitoramento de contaminações em todo país.
A ideia é garantir políticas públicas para regiões que apresentam maior incidência de águas contaminadas.
Fonte: Blog do Xarope
Nenhum comentário:
Postar um comentário