Brasil Novo Notícias: Presos de 31 unidades no Pará prestarão exame que dá acesso ao ensino médio

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Presos de 31 unidades no Pará prestarão exame que dá acesso ao ensino médio


Quinhentos e trinta e um detentos de 31 unidades penais do Estado do Pará farão o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no próximo dia 14 de maio. O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada.
A gerente da Divisão da Educação Prisional do Encceja no Pará, Marizângela Fuckner, disse que no ano passado o exame não foi realizado pelo Inep no Pará e, por conta disso, houve uma grande procura de candidatos. O exame, que não foi aplicado no ano passado no território paraense, é destinado para quem tem a partir de 18 anos, não concluiu o ensino fundamental e está em situação de privação de liberdade.
"A aplicação desta prova é importante, porque de 60% a 70% do grupo carcerário do Estado não concluiu o ensino médio. Então, para garantirmos o direito básico à educação, este é um momento importante para o futuro deles, porque terão como fazer regularmente o ensino médio", enfatizou Marizângela.
As provas ocorrerão no período da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 19h. Eles farão provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; Historia e Geografia; e de Ciências Naturais.
As provas serão aplicadas nas unidades prisionais indicadas pelas Secretarias de Segurança Pública e de Justiça dos Estados, órgãos da Administração Penitenciária e pela Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em cada unidade indicada haverá um responsável pedagógico que fará as inscrições dos candidatos e acompanhará os resultados.
Índice - Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) de dezembro de 2010, o Pará tem alto índice de detentos com Ensino Fundamental incompleto.
Para tentar diminuir essa estatística, alguns presos já fazem parte do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), programa de escolarização feito em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Diante disso, quem conseguir a nota de aprovação poderá dar continuidade ao ensino médio até mesmo nas unidades onde cumprem pena.
Fonte: Amazonia Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário