Brasil Novo Notícias: Pará tem 24 casos de dengue a cada dia

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pará tem 24 casos de dengue a cada dia


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou ontem o sétimo informe epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará. Pelo documento, até o momento foram notificados 8.016 casos suspeitos de dengue, dos quais 2.649 foram confirmados, com a seguinte classificação: 2.628 de dengue clássica, 12 casos de dengue com complicação, cinco de febre hemorrágica da dengue e quatro de síndrome do choque da dengue. Em relação ao último boletim, divulgado no dia três de abril deste ano, foram mais 201 novos casos confirmados em todo o Estado. A média de casos confirmados chega a 24,9, considerando o período entre 1 de janeiro e 16 de abril.
De uma forma geral, segundo a Sespa, a dengue está em declínio no Pará. A secretaria cita que no mesmo período do ano passado chegava a 8.236 o número de casos confirmados, apontando uma redução de mais de 70% em relação a 2012.
De acordo com dados divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue indicam que os municípios com maior número de notificações são Santarém (1.162), Belém (710), Parauapebas (483), Marabá (323), Rurópolis (351), Oriximiná (316), Altamira (284), Portel (208) e Ananindeua (194). A maioria dos casos confirmados, segundo informou, está em Santarém (467), Oriximiná (253), Parauapebas (211), Belém (196), Altamira (137) e Portel (132).
Em relação às mortes provocadas pela doença, há confirmação de quatro óbitos por dengue: um em Rurópolis, um em Oriximiná, e o terceiro, apesar da vítima ser residente em Paragominas, a morte ocorreu em Garulhos (SP). O quarto óbito foi de uma pessoa residente em Medicilândia, mas ocorrido em Altamira.
Segundo o Departamento de Controle de Endemias, a Sespa continua auxiliando os municípios para o combate à dengue no Estado, principalmente nas regiões sul e sudeste do Pará. A secretaria trabalha na mobilização junto a hospitais regionais e municipais, entidades e sociedade civil. E com o apoio dos Centros Regionais de Saúde, também auxilia os municípios para a elaboração do plano de trabalho para a prevenção da doença. Além do valor recebido a cada quatro meses, os municípios paraenses já receberam este ano recurso extra do Ministério da Saúde para intensificar as ações contra a doença. O valor varia de acordo com a necessidade per capita de cada localidade.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário