Brasil Novo Notícias: Mutirão retira mais de 10 toneladas de lixo de igarapés de Altamira

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mutirão retira mais de 10 toneladas de lixo de igarapés de Altamira



A estudante Steyla Bruno, 14 anos, cumpriu um compromisso com 
a preservação do meio ambiente na manhã do último sábado (07/06). Das 7h às 12h, ela e um grupo a mais de 300 pessoas retiraram cerca de dez toneladas de lixo das margens dos igarapés Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira (PA). No fim do trabalho, ela resumiu os ensinamentos do dia: “Só assim a gente percebe o quanto o rio está sendo afetado. Temos que conscientizar as pessoas que é preciso parar de jogar lixo no rio”.

Steyla participou da 12ª campanha "Rio Limpo Povo Sadio" realizada pela Prelazia do Xingu com o apoio da Norte Energia, Irmãos La Salle, Exército, Bombeiros, Polícia Militar, Cooperativas dos Catadores de Lixo da Volta Grande do Xingu, Recicle, Grupo de Escoteiros Ubirajara, escolas públicas e Prefeitura de Altamira. A Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, cedeu dois caminhões e uma voadeira para reforçar a ação.

A professora Adelita da Silva Rodrigues, 66 anos, participou pela primeira vez da campanha. Ela tomou a decisão de integrar o mutirão depois de fazer o curso de Formação de Educadores Ambientais Populares para o Ensino Não Formal, uma ação do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte. “Achei muito bom. É importante conscientizar a população”, afirmou a professora.

Idealizador e coordenador da campanha, Pompeu Caldas, funcionário da Prelazia do Xingu, lembrou que, desde 2008, já foram retiradas mais de 120 toneladas de lixo dos igarapés de Altamira e do rio Xingu. “As pessoas estão se conscientizando cada vez mais, mas ainda jogam muito lixo no rio”, lamentou. Caldas lembrou que a campanha é realizada duas vezes por ano, no inverno e no verão.

Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário