Brasil Novo Notícias: O Xingu vai sediar o Seminário de Comunicação Comunitária na Amazônia

quarta-feira, 4 de junho de 2014

O Xingu vai sediar o Seminário de Comunicação Comunitária na Amazônia

De 5 a 7 de junho, acontece em Altamira, no coração do Xingu, na Amazônia, o Seminário de Comunicação Comunitária na Amazônica. O evento pretende ser um espaço para trocas de experiências, formação e debates sobre temas relacionados à comunicação comunitária e às mídias livres na Amazônia. O objetivo do seminário é aprofundar questões sobre a participação pública; o papel O objetivo do seminário é fortalecer a participação social; estruturar redes que possibilitem trocas contínuas de informações para potencializar a comunicação comunitária, a inclusão digital, a inovação e a transparência nas informações, além de possibilitar a articulação em rede e a formação nesta área, tanto em relação à infraestrutura quanto a tecnologia.

A escolha de Altamira como sede do evento faz sentido, sobretudo ao serem consideradas as transformações econômicas, sociais, políticas e ambientais pelas quais a região vem passando com a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Nesse contexto singular, os meios de comunicação assumem significativa importância, tanto para os governos quanto para as populações locais à medida que são os principais responsáveis disseminar informação na região. No processo de transparência e democratização das informações as formas de comunicação comunitária e as mídias livres desempenham papel relevante, além de mobilizar a comunidade e incentivar a formação e a participação cidadã para a busca de soluções aos desafios enfrentados cotidianamente. 

CONCURSO WEBCIDADANIA XINGU – VENCEDORES

Após o recebimento de 416 propostas, realizadas por mais de 860 participantes, na plataforma Cidade Democrática, foram selecionadas 31 ideias do concurso “Webcidadania Xingu”. Agora, chegou à hora de premiar os vencedores. De 5 a 7 de junho, acontecerá, em Altamira, a premiação dos projetos vencedores, durante o “Seminário de Comunicação Comunitária na Amazônia”.

programação do evento está imperdível. O seminário trará discussões sobre temas como a participação social e cultura popular, juventude, mobilização social e comunicação, o Marco Civil da Internet e muito mais. Além de palestras, debates e rodas de conversa, várias oficinas de cultura digital e participação social serão ministradas, entre elas; metodologia webcidadania, mapeamento cultural colaborativo, produção colaborativa, gerenciadores de conteúdo para web, automação da programação de rádios comunitárias com software livre, metarreciclagem, montagem de rádios livres e gestão de rádios comunitárias. 

O CONCURSO

O concurso “Webcidadania Xingu”, realizado em junho de 2013, em 11 municípios no sudoeste paraense, teve como principal objetivo fomentar a participação da sociedade civil naconstrução do desenvolvimento sustentável da região.

Com duração de sete meses, o projeto contou com mais de 1500 participantes, que atuaram nas mais diversas frentes do programa, desde a elaboração de propostas em nossa plataforma para melhorar a qualidade de vida da região, como na realização de oficinas e reuniões com os líderes locais. Este processo resultou em 17 projetos que foram entregues ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu e aos governos municipais, estadual e federal.

O concurso foi realizado nos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

SERVIÇO

Local: Hotel Castelo, Altamira – Pará
Horário: Abertura (05/06) 18h.
Transporte: Teremos um ônibus que partirá de Placas até Altamira, parando para em todos os municípios do caminho. Uma van de Pacajá para Altamira, passando por Anapú. E uma van que ficará em Vitória do Xingu para quem vier de barco. Os pontos de encontro nos municípios estão sendo definidos e divulgaremos em breve!

Inscreva-se clicando aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário