Brasil Novo Notícias: Setur promove I Mostra Gastronômica da Culinária Yudjá em Vitória do Xingu

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Setur promove I Mostra Gastronômica da Culinária Yudjá em Vitória do Xingu

A autenticidade e originalidade da gastronomia paraense são características sempre apreciadas pelos amantes da boa mesa, assim como razão para inúmeros elogios dos mais consagrados chefs de cozinha do Brasil e até do exterior. A diversidade de ingredientes e matérias-primas disponíveis para as mais exóticas e variadas combinações aguçam o paladar e despertam a atenção de muitos. Ciente disso, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) tem trabalhado nos últimos anos a gastronomia paraense como importante fator de atração de visitantes e produto do segmento do turismo cultural.
E na terça-feira (19), como uma das ações que compõem a estratégia da secretaria e em celebração ao Dia do Índio, a Aldeia Boa Vista da etnia Juruna, situada no município de Vitória do Xingu, recebeu a I Mostra Gastronômica da Culinária Yudjá. O evento reuniu os dez pratos da cozinha indígena que foram selecionados como resultado do curso de “Boas Práticas e Técnica Básicas de Cozinha”, promovido em uma parceria da Setur, Sebrae e prefeitura municipal, conforme as normas da Anvisa, no final de março deste ano.
Os pratos típicos tacurari (jabuti no leite de castanha), pitxá (peixe) moqueado, manuê de puba com castanha, salada de maxixe com quiabo, farofa de castanha do Pará, pastel de abóbora, manakurá (geleia de açaí), bolo de puba, peixe seco cozido no leite da castanha e a txarinâ (galinha) no tucupi provocaram água na boca do público presente, que ainda pôde degustar as iguarias acompanhadas de bebidas como a caxiri de mandioca, caxixi (cachaça de abacaxi), licor de genipapo, chá de capim santo, chá da preciosa, chá de canela e vinho de cupu no leite da castanha.

O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, participou do evento e destacou o papel da gastronomia no cenário turístico. “Eu costumo dizer que as pessoas viajam para comer e degustar culinárias diferentes das que estão habituadas, e no intervalo entre as refeições, elas aproveitam para conhecer outros lugares e fazer turismo”, brincou.
O festival reuniu reconhecidos chefs da culinária paraense como Ofir Oliveira, a chef indígena Marineide Juruna, e a diretora do Instituto Paulo Martins, Joana Martins. A programação contou com a presença também do prefeito de Vitória do Xingu, Erivando Amaral, e do gastrônomo e ambientalista ítalo-brasileiro Roberto Smeraldi, que apresentou aos presentes os projetos do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia.
AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário