Brasil Novo Notícias: BELO MONTE: Manifestantes param atividades em Pimental e Canais.

domingo, 7 de abril de 2013

BELO MONTE: Manifestantes param atividades em Pimental e Canais.



VITÓRIA DO XINGU: Segundo informações da CONLUTAS, cerca de 3 mil operários param as atividades neste sábado (06) pela manhã na região da Volta Grande do Xingu, onde está em construção a Hidrelétrica de Belo Monte. Os primeiros sinais de revolta dos trabalhadores, quanto as condições de trabalho e corte em gratificações, começaram ainda na sexta-feira, quando 800 operários param os serviços no Sítio Pimental, o CCBM tomou conhecimento da manifestação, que segundo o consórcio não afetou os trabalhos já que tratava-se de um número pequeno de operários.

Durante a manhã de sábado a manifestação foi maior, reunidos no sítio Canais e Diques, operários foram ouvidos pelo Sindicato dos Madeiros e Trabalhadores da construção civil de Altamira SINTICMA, na representação da sua presidente Maria da Guia, a equipe formada por este sindicato e a Conlutas divulgaram as seguintes reivindicações.

“Queremos um adicional de confinamento que correspondente 40% do valor apresentado em contracheque; a redução de seis para três meses do intervalo entre as baixadas [período de folga dado aos trabalhadores vindos de outras regiões para visitarem suas famílias] para os recém-contratados [funcionários mais antigos já conquistaram a redução]; plano de saúde; pagamento correto pelas horas trabalhadas nos fins de semana; telefonia de melhor qualidade; e o fim do trabalho na chuva”, disse o representante do Conlutas. “Além disso queremos a destituição do Sintrapav”.

O vice-presidente do Sintrapav, Roginel Gobbo, disse que não há qualquer paralisação nos canteiros, muito menos uma lista de reivindicações. “Nem poderíamos fazer tais reivindicações, porque acabamos de sair da nossa data base, que é em novembro. Claro que, como de hábito em obras de grande porte, há sempre algumas reivindicações e pedidos sendo feitos”, disse Gobbo.

O clima é tenso em Belo Monte, o CCBM já tomou conhecimento da paralisação em dois dos maiores canteiros de Obras, Belo Monte e Pimental, não foram registrados ainda, incidentes com a polícia. 

VISITA DE SENADORES

Nas últimas horas, Altamira recebeu a visita de senadores que chegaram em Belo Monte para avaliar os trabalhos do empreendimento, eles saíram insatisfeitos com a construção da Usina, quando o assunto são obras compensatórias, pouco se fez na cidade ou nas imediações para reduzir os impactos, sejam eles sociais ambientais ou mesmo estruturais. Altamira estão com postos de saúde e hospitais abarrotados de pacientes, a segurança pública precisa de mais efetivo e prédios como delegacias e postos policiais.

A greve em Belo Monte é apenas uma das manifestações previstas para este mês de Abril, a equipe do site Altamira Hoje, conseguiu com exclusividade, informações de que neste domingo na frente da cidade, está sendo organizada uma grande manifestação que segundo as fontes seguras, devem reunir mais de 10 mil operários revoltados com cortes em gratificações e demissões coletivas.

Para os Altamirenses só resta aguardar para ver o desenrolar dessa queda de braços.

Por: Felype Adms.

Fonte: Altamira Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário