Brasil Novo Notícias: BELO MONTE: Trabalhos voltam ao normal nesta segunda (08).

segunda-feira, 8 de abril de 2013

BELO MONTE: Trabalhos voltam ao normal nesta segunda (08).


Hoje durante a madrugada e pela manhã os ônibus voltaram a circular com trabalhadores para os canteiros de Obras da Usina que retomou os trabalhos nesta segunda-feira, mas durante o final de semana, o clima foi tenso em Belo Monte. Liderados pela Conlutas, cerca de 3 mil operários param as atividades nesta sexta e sábado, em três turnos de trabalho. A usina de Belo Monte tem 5 canteiros de Obras, Pimental que será local do desvio do Rio e Belo Monte que vai abrigar a casa de força principal são os maiores, esses dois locais foram afetados pela manifestação.
Nos protestos além da Conlutas, o Sintcma – Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Madeireira de Altamira deu apoio aos protestos, na pauta de reivindicações a Conlutas aponta “O pedido de Adicional de confinamento que correspondente 40% do valor apresentado em contracheque; a redução de seis para três meses do intervalo entre as baixadas [período de folga dado aos trabalhadores vindos de outras regiões para visitarem suas famílias] para os recém-contratados [funcionários mais antigos já conquistaram a redução]; plano de saúde; pagamento correto pelas horas trabalhadas nos fins de semana; telefonia de melhor qualidade; e o fim do trabalho na chuva.” 
Por outro lado, perante a lei, o represente legal dos operários de Belo Monte é o Sintrapav – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias das construções pesadas do Estado do Pará, que reagiu a ação da Conlutas, solicitando na justiça a saída da Conlutas da região de Belo Monte. 
Durante o sábado pela manhã houve tensão entre operários e a força nacional, cerca de 3 mil trabalhadores queriam avançar para outros sítios e aumentar o número de pessoas no protesto, porém barreiras foram montadas nas vias de acesso obrigando os operários a recuarem, em seguida a situação foi controlada.

Existem rumores de manifestação durante esta segunda-feira, porém não tivemos contato com a equipe da CSP Conlutas a respeito de mais protestos.

Por: Felype Adms.


Um comentário:

  1. O Presidente da Fenatracop repudia as ações irresponsáveis de grupos politicos sindicais que buscam transformar a legitima luta sindical em uma ação de Marketing de Centrais Sindicais.

    Não podemos concordar com a ação dos que buscam apenas o noticiario e criam uma imagem de que representam trabalhadores fora de suas bases quando nos seus acordos em suas bases de origem os trabalhadores tem condições muito piores que os trabalhadores de Belo Monte, as ações irresponsáveis sindicalistas fora de suas efetivas bases são apenas Marketing Sindical, pois eles sanbem que a apenas alguns meses foi fechado um acordo com grandes ganhos para os trabalhadores da construção pesada de Belo Monte muito superior aos acordos que os trabalhadores da civil tem no estado do Pará. A eficiencia destes "combativos" parece ser apenas fora de suas bases ma construção civil, agora depois vem realizar ações que apenas levam os trabalhadores a aventuras e não a ganhos reais, os ganhos foram conseguidos pelo Sintrapav PA com luta e nas mesas de negociações com as empresas construtoras de Belo Monte e a Fenatracop vem a publico denunciar estas praticas, os trabalhadores da obra de Belo Monte são a favor da obra pois ela lhes garantem o sustento de suas familias. Solicitamos aos chamados sindicalistas de outras categorias que primeiro lutem pelos seus representados na construção civil leve, pois lá os acordos estão vergonhosos, a ação fora dalegitimidade e da legalida sindical apenas busca os olofotes da midia.

    Wilmar Gomes dos Santos
    Presidente da Fenatracop

    ResponderExcluir