Brasil Novo Notícias: Conselho tutelar de Altamira pode notificar uma mãe por abandono de incapaz. Isso é crime!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Conselho tutelar de Altamira pode notificar uma mãe por abandono de incapaz. Isso é crime!


O conselho tutelar de Altamira pretender notificar uma mãe por abandono de incapaz a situação foi denunciada na noite de sábado(01)
Blog:siddy souza

 A conselheira tutelar que flagrou a situação de abandono de incapaz foi Lucinha Lima, de acordo com a conselheira a mãe de uma criança teria deixado a mesma sozinha e trancada  em casa para ir trabalhar, o mais grave é que a criança é portadora de necessidades especiais.
 
A criança estava assustada, e chegou a ser levada para o hospital municipal para atendimento médico, ela estava desidratada, apesar da gravidade da situação a criança não foi atendida no hospital, em seguida a conselheira tentou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento no bairro mutirão na UPA, local onde a criança recebeu soro.

A conselheira lembra do artigo 133 do Código Penal: Que diz: Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda vigilância ou autoridade, e por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono. Pode resultar em punições perante a justiça. A situação é qualificada como CRIME, mas apesar disso é mais comum do que se imagina. 

O fato de o menor ficar sozinho em casa, mesmo que seja por pouco tempo, ou por motivo de trabalho dos pais ou responsáveis, além de gerar riscos a vida, resulta em processos e punições. Em Altamira a conselheira Lucinha disse que vai inclusive registrar um boletim de ocorrência contra a acusada de abandono de incapaz na cidade. 

A criança esta sobre responsabilidade do conselho tutelar até que seja tomada uma decisão judicial. 

Comentário: Nossa equipe de reportagem não teve acesso ao endereço da mãe da criança para ouvirmos a versão dela, ela pode procurar a nossa equipe se por ventura se sentir lesada diante dos relatos do conselho e do conteúdo da reportagem. Segundo informações do conselho, todas as denúncias recebidas pelo Conselho Tutelar de Altamira são investigadas e se comprovadas, são levadas para decisão judicial. O caminho correto é este, lembrando que o Conselho Tutelar trabalha em regime de plantão, ou seja, 24 horas por dia. Na maioria dos casos, os principais denunciantes são vizinhos ou familiares, mas qualquer pessoa pode fazer a denúncia, mesmo não querendo se identificar.// Abandonar significa afastar-se da vítima de modo a deixá-la indefesa e em situação perigosa, ainda que por breve instante.//Não pense que você não tem nada a ver com a vida dos outros, pois zelar pelos direitos da criança e do adolescente é dever de todos nós.

Por:  Sidalécio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário