Brasil Novo Notícias: Qualidade da água do rio Xingu é satisfatória, aponta estudo da Norte Energia

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Qualidade da água do rio Xingu é satisfatória, aponta estudo da Norte Energia

A construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte vem garantindo um controle rigoroso e constante da qualidade da água do rio Xingu. Previsto no Projeto Básico Ambiental (PBA) do empreendimento, o monitoramento da qualidade da água, dos sedimentos no fundo do rio e da vida aquática, animais e vegetais microscópicos do Xingu tem o objetivo de identificar com rapidez possíveis alterações decorrentes das obras de Belo Monte nas diferentes fases do projeto. Na coleta e análise das amostras obtidas no último final de semana (08 e 09 de setembro), os resultados foram classificados como satisfatórios.

“A água analisada no local demonstrou que os parâmetros avaliados com a sonda multiparamétrica encontram-se dentro do previsto pelos órgãos ambientais”, explicou o biólogo Rogério Faria, do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental, contratado pela Norte Energia para executar o rograma de Monitoramento Limnológico e de Qualidade da Água. Os métodos para verificação da turbidez (transparência da água), o pH e outras características seguem os padrões internacionais e a bibliografia recomendada para garantir atividades como banho, pesca e proteção da vida aquática no Xingu.


A cada 15 dias, a coleta de dados ocorre em Pimental e em Belo Monte, dois dos canteiros onde se constrói a usina. Em um intervalo de 30 dias, o trabalho acontece no entorno das obras, onde possa haver acessos e estradas, jazidas e extração de areia. Outra etapa do monitoramento envolve o levantamento a cada três meses, com uma avaliação do impacto geral, de forma direta e indireta.

No último final de semana, a coleta atendeu ao processo de monitoramento trimestral, com recolhimento de amostras de água em quatro pontos. Um extremo foi fixado a aproximadamente 35 quilômetros acima de Altamira (montante do rio) e o outro na área urbana do município, incluindo coletas nos igarapés Ambé, Panelas e Altamira, áreas de ocupação desordenada e que serão recuperadas pela Norte Energia.






Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário