Brasil Novo Notícias: Ibama autoriza a construção das ensecadeiras em Belo Monte

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ibama autoriza a construção das ensecadeiras em Belo Monte

altA Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, informa que começa nesta sexta-feira (14) a construção das ensecadeiras no rio Xingu. As ensecadeiras são barragens construídas com terra e areia para desviar parte do fluxo do rio no local onde haverá a casa de força Pimental, situada a cerca de 60 km de Altamira, Oeste do Pará.

A autorização para o início das atividades foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após a aprovação do Sistema de Transposição de Embarcações (STE) pela Fundação Nacional do Índio (Funai). O STE é um mecanismo que promoverá a transposição das embarcações que utilizam o Rio Xingu como meio de transporte, tanto na fase atual de construção da usina quanto no futuro quando esta estiver em operação.

As duas primeiras ensecadeiras do projeto a serem construídas no Sítio Pimental terão as seguintes dimensões, a de montante terá 1.200 metros de extensão e volume de 1.084.000 m3. A de jusante terá 1.300 metros e volume de cerca de 512.000 m3.

Dentro do projeto de construção da hidrelétrica, as ensecadeiras são barragens provisórias que permitem a execução dos trabalhos em um ambiente seco. O sítio Pimental contará com vertedouros, para controlar a vazão da água que estiver no reservatório do Xingu (o próprio leito do rio) e uma casa de força complementar equipada com turbinas do tipo Bulbo. Além do STE, no sítio Pimental, será construída a escada de peixes para possibilitar a passagem de peixes na época da piracema.

FONTE: O XINGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário