Brasil Novo Notícias: TRANZAMAZÔNICA FAZ ANIVERSÁRIO, MAS OS SONHOS CONTINUAM

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TRANZAMAZÔNICA FAZ ANIVERSÁRIO, MAS OS SONHOS CONTINUAM




A Rodovia Transamazônica BR-230, fazia parte do Plano de Integração Nacional (PIN), que tinha como objetivo interligar a região Norte ao Nordeste Brasileiro e acelerar o processo de ocupação da Amazônia completou exatos 40 anos de sua fundação e é a terceira maior Rodovia do Brasil, com 4 223 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas

A obra foi planejada para integrar o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 27 de agosto de 1972. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4 977 km até Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea totalizando 4 223 km.

O sonho de pavimentação continua em cada um que reside nesta região, mas asfalto só existe em alguns trechos e a sinalização é algo muito precário. No verão quando o tráfego flui com mais facilidade, os motoristas se arriscam em meio as nuvens de poeira, no inverno o sofrimento nos atoleiros vira uma constante que os caminhoneiros precisaram se adaptar e o frete tem seu preço elevado e muitas vezes não vale a pena fazer o transporte.
 
O asfaltamento da Rodovia, sobretudo no trecho entre Altamira e Medicilândia, que já deveria ter sido concluído, ainda continuam paralisadas. O fato é que a empresa que venceu o leilão e ficou responsável pelos trabalhos que era a Semenge S.A Engenharia e Empreendimentos e que depois terceirizou o serviço para a empreiteira Dínamo, ambas abandou os trabalhos de pavimentação do trecho no final do ano passado. O Governo Federal então resolveu cancelar o contrato com a Semenge S.A Engenharia e Empreendimentos e contratar uma nova empresa que se instalou no município há aproximadamente três meses e ainda não conseguiu fazer muita coisa por que esbarrou na burocracia para adquirir as licenças para que os trabalhos possam ser realizados.

Depois de 40 anos, os moradores da região veem na Construtora Sanches Tripoloni LTDA novamente a possibilidade de que o sonho de pavimentação da rodovia seja realizado.

Por: Valdemídio Silva
Equipe Popular FM
FONTE: Wikipédia e Vela.com

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