A Rodovia
Transamazônica BR-230, fazia parte do Plano de Integração Nacional (PIN), que
tinha como objetivo interligar a região Norte ao Nordeste Brasileiro e acelerar
o processo de ocupação da Amazônia completou
exatos 40 anos de sua fundação e é
a terceira maior Rodovia do Brasil,
com 4 223 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea,
no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.
Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e
segue até Lábrea, no Amazonas.
A obra foi planejada para integrar o Norte brasileiro com o
resto do país, foi inaugurada em 27
de agosto de 1972. Inicialmente projetada para ser uma rodovia
pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores
modificações desde sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4
977 km até Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea
totalizando 4 223 km.
O sonho de
pavimentação continua em cada um que reside nesta região, mas asfalto só existe
em alguns trechos e a sinalização é algo muito precário. No verão quando o
tráfego flui com mais facilidade, os motoristas se arriscam em meio as nuvens
de poeira, no inverno o sofrimento nos atoleiros vira uma constante que os
caminhoneiros precisaram se adaptar e o frete tem seu preço elevado e muitas
vezes não vale a pena fazer o transporte.
O
asfaltamento da Rodovia, sobretudo no trecho entre Altamira e Medicilândia, que
já deveria ter sido concluído, ainda continuam paralisadas. O fato é que a
empresa que venceu o leilão e ficou responsável pelos trabalhos que era a Semenge
S.A Engenharia e Empreendimentos e que depois terceirizou o serviço para a
empreiteira Dínamo, ambas abandou os trabalhos de pavimentação do trecho no
final do ano passado. O Governo Federal então resolveu cancelar o contrato com
a Semenge S.A Engenharia e Empreendimentos e contratar uma nova empresa que se
instalou no município há aproximadamente três meses e ainda não conseguiu fazer
muita coisa por que esbarrou na burocracia para adquirir as licenças para que os
trabalhos possam ser realizados.
Depois de
40 anos, os moradores da região veem na Construtora Sanches Tripoloni LTDA
novamente a possibilidade de que o sonho de pavimentação da rodovia seja
realizado.
Por:
Valdemídio Silva
Equipe
Popular FM
FONTE:
Wikipédia e Vela.com
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