Brasil Novo Notícias: Moto taxistas de Altamira e região fazem treinamento para se enquadrar na legislação Federal.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Moto taxistas de Altamira e região fazem treinamento para se enquadrar na legislação Federal.


Durante todo o sábado mais de 300 Moto-taxistas de Altamira e Uruará estiveram participando dos testes práticos exigidos pela legislação federal que regulamentou a profissão de moto taxi e moto boy, com a Lei 12.009 de 29 de junho de 2009.
Os treinamentos em Altamira se dividiram em duas partes durante dois dias, teórico e prático. Durante o sábado os profissionais passaram por testes e treinamentos em um circuito especial, parecido com os dos Detrans, porém mais longo. No total são 345 profissionais que participam dos testes, pessoas como Carlos Augusto Alves de 42 anos a 10 na profissão, ele veio com um grupo de Uruará e diz que a região precisava dessa capacitação.
“Nos esperávamos a muito tempo por essa formação, não é só para ter o documento, mas também para prestar um bom serviço à sociedade” Carlos Augusto Alves Souza, moto-taxista em Uruará.
A sanção da Lei 12.009 regulamentou a profissão dessas pessoas que carregam cargas ou pessoas, porém baixou novas exigências que deveriam ter sido feitas até julho de 2010, porém na região não havia local nem profissionais para realizar o curso e os testes, barreira superada a partir dessas turmas que estão se especializando pelo SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem.
“Chegou em boa hora, e a cidade também ganha com a especialização da gente” Diz Elizabete Alves Carlos a moto-taxista
O curso tem 30 horas de duração e cumprido a risca pelos instrutores, além de atendimento ao público, higiene e legislação, os profissionais precisam ainda:
· ter completado 21 (vinte e um) anos.
· Possuir habilitação, por pelo menos 2 (dois) anos, na categoria.
· Estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retro refletivos, nos termos da regulamentação do Contran.
Muita gente aqui já tem mais de 5 ou 10 anos na profissão, isso não significa especialização, segundo a instrutora Lena Guimarães alguns profissionais estão esbarrando em alguns itens importantes para uma boa prestação do serviço.
“Aqui em Altamira ainda dá pra perceber que falta um melhor atendimento, tem profissionais que estão há 8 anos na profissão, mas ainda pecam na hora de receber as pessoas, colocar o capacete e outros passos da ética profissional” Disse Lena Guimarães Cardoso, Instrutora pelo SENAT.
A turma de Uruará saiu mais cedo para a cidade à 190km de Altamira, todos passaram nos testes, em Altamira outras turmas ainda serão formadas até que todos estejam capacitados e testados, quem ganha é a cidade.
Por: Felype Adms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário