Brasil Novo Notícias: Técnicos da Emater recebem qualificação para emitir CAR e laudos do Pronaf

sexta-feira, 15 de março de 2013

Técnicos da Emater recebem qualificação para emitir CAR e laudos do Pronaf



Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 15/03/2013 às 15:16

Termina nesta sexta-feira (15) a capacitação para os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e da prefeitura de São Miguel do Guamá para realização de 200 Cadastros Ambientais Rurais (CAR’s) nos municípios de São Miguel do Guamá e Irituia, nordeste paraense, sendo 125 em São Miguel do Guamá e 75 no município de Irituia, como meta do Programa de Estado “Tijolo Verde”. Estão recebendo qualificação 25 técnicos, no auditório do regional da Emater em São Miguel do Guamá. Na próxima semana, no período de 18 a 22, em Bragança, será a vez de uma nova equipe ser qualificada. Serão 20 técnicos de municípios do regional Capanema e Castanhal, em especial dos que fazem parte do programa: Peixe Boi e Bonito, além de dois representantes do Ideflor e três da prefeitura de Tracuateua.
Uma força tarefa interinstitucional foi traçada para a realização do curso de georreferenciamento e elaboração de CAR, sendo formada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Emater, Prefeitura Municipal de São Miguel do Guamá e Sindicato da Indústria Cerâmica do Estado do Pará. O foco do Programa é garantir a recuperação de áreas alteradas e degradadas, de forma sustentável, visando promover o reflorestamento e a recuperação do passivo ambiental. “Este projeto agrega renda para o agricultor familiar e garante a segurança alimentar, um dos maiores propósitos da Emater”, disse o supervisor do regional São Miguel do Guamá, José Henrique Ferro.
Segundo o membro da equipe Acompanhamento Monitoramento e Avaliação (AMA) da Emater, o técnico em aquicultura Emílio Paixão, como encaminhamento deste encontro ficou estabelecida a instalação do primeiro hectare de Sistema Agroflorestal (SAF), com madeira para reflorestamento; frutífera, com açaí, cupuaçu; e plantas de ciclo curto, feijão, mandioca e milho. “Para cada produtor, um hectare será plantado, em um total de 200 hectares. O viveiro de mudas já está pronto. Agora vamos para a etapa de demarcação das áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso de solo, obedecendo à legislação vigente”, explicou.
Pronaf

Técnicos da Emater nas 12 regionais da empresa em todo o Pará, também estão recebendo capacitação para a operacionalização do Sistema de Execução da Agricultura Familiar /Assistência Técnica e Extensão Rural (SEAF/ATER). O curso, com duração de 16h, prepara os servidores para a postagem de laudos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) da Linha B. Os treinamentos ministrados em Santarém, oeste do estado, Marabá, sudeste do estado e Castanhal, nordeste do estado, tratam da operacionalização de uso do sistema, que cumpre meta estabelecida do convênio entre a Emater e o Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA).
A capacitação vai oferecer maior celeridade ao processo de emissão dos laudos. De acordo com o convênio, precisa ser alcançado um número de 37 mil em todo o Pará, até o final deste ano. O trabalho ajuda a identificar e atender agricultores que estão na linha da pobreza ou abaixo dela, público alvo do Pronaf B, que financia até R$ 2.500,00 por família. Da meta estabelecida, a Emater já cumpriu 51% da emissão de laudos. Nos municípios do nordeste paraense foi onde o processo mais avançou, seguido pela Ilha do Marajó, esta última região identificada como a maior detentora de famílias com perfil para acesso ao Pronaf B.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Paulo Lobato, durante as vistas técnicas para a emissão dos laudos foram identificadas necessidades como a falta de informação para o acesso as políticas públicas, infraestrutura e canais de comercialização para  produção agrícola. “O trabalho prioriza fechar os elos da cadeia de produção. As informações darão direcionamento a políticas públicas específicas para essas famílias”, disse Lobato. As informações geradas serão repassadas ao MDA, mas também enriquecerão o banco de dados da Emater em todo o Pará. 
Texto:
Kenny Teixeira - Emater
Fone: (91) 3256-5410 / (91) 8883-9329
Email: ascomematerpara@gmail.com

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 12 S/N. Marituba-PA. CEP: 67.105-970
Fone: (91) 3256-1931 / 2644
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br / gabinete@emater.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário