Brasil Novo Notícias: Avião que caiu no PA não podia voar sem copiloto, diz Anac

quinta-feira, 14 de março de 2013

Avião que caiu no PA não podia voar sem copiloto, diz Anac


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que o avião que caiu no Pará nesta terça-feira (12), matando o piloto e nove passageiros, não tinha autorização para levantar voo sem um copiloto. A ANAC informou ainda que instaurou processo administrativo para apurar o caso.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), que enviou agentes ao local do acidente para investigar o ocorrido, informou que não havia copiloto entre os corpos. Segundo o Seripa, a empresa Fretax, responsável pela aeronave, disse que o avião que decolou às 19h de Belém estava em "voo sob condições visuais", o que não tornaria obrigatória a presença do copiloto, ao contrário do que diz a ANAC. O Seripa declarou ainda que está verificando se a informação da Fretax é procedente.
Suspensão
Por conta do acidente, a ANAC suspendeu cautelarmente a empresa Fretax até que as apurações sejam finalizadas. A agência disse que já comunicou à empresa sobre a suspensão, que deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).
Ao final do processo, se houver comprovação de irregularidades, os responsáveis podem ser autuados e multados, além de terem licenças, habilitações e certificados cassados ou suspensos. Dependendo da gravidade da situação, a ANAC pode ainda encaminhar sua apuração para que o Ministério Público aplique penalidades criminais aos responsáveis.
Entenda o caso
O piloto e os nove passageiros do avião bimotor modelo Carajá de prefixo PT-VAQ morreram após a aeronave cair próximo ao aeroporto de Monte Dourado, em Almeirim, noroeste do Pará, nesta terça-feira (12). Os destroços foram encontrados apenas nesta quarta (13), e os corpos das vítimas foram resgatados por volta de 15h30, chegando em Belém aproximadamente às 18h50.
O avião transportava trabalhadores da Cesbe, empresa de engenharia responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, no Amapá. Em nota, a Cesbe lamentou o ocorrido e disse que está prestando assistência aos familiares das vítimas. A Cesbe informou ainda que seus funcionários faziam esta rota através da empresa de táxi aéreo Fretax desde outubro de 2011.
A Fretax, responsável pelo avião, disse que a aeronave havia passado por revisão, e que irá apurar as causas do acidente.
Fonte: WD Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário