Brasil Novo Notícias: Senadores criticam descompasso entre obras de Belo Monte e condicionantes socioambientais

sábado, 6 de abril de 2013

Senadores criticam descompasso entre obras de Belo Monte e condicionantes socioambientais


Na avaliação dos senadores que integram a Subcomissão de Acompanhamento das Obras de Belo Monte, persiste o descompasso entre o andamento das obras da usina e o das chamadas obras condicionantes, de caráter socioambiental, fundamentais para a construção da hidrelétrica. Os parlamentares retornam nesta sexta-feira (5) a Brasília, após dois dias de visitas aos canteiros de obras e a diversas áreas de Altamira, no Pará, onde ouviram lideranças e autoridades locais.

Os senadores já tinham visitado os mesmos locais há cerca de um ano. Para Flexa Ribeiro (PSDB-PA), vice-presidente da subcomissão e autor do requerimento da diligência a Belo Monte, o ritmo acelerado da obra da usina contradiz com certa lentidão das obras mitigadoras, como as de saneamento, reforma e construção do hospital e outras ações para atender a população com serviços públicos.

“Observamos que estão ocorrendo alguns problemas burocráticos, que poderiam ser resolvidos com facilidade, desde que exista maior empenho. Vimos que existe a intenção e o investimento, mas as obras de compensação deveriam ser concluídas antes de a usina hidrelétrica começar a operar. E é isso que estamos fiscalizando e cobrando”, disse o senador.

Já o diretor-presidente da Norte Energia, Duílio Diniz, afirmou que as condicionantes e as obras da usina estão ocorrendo dentro do cronograma previsto. E que a maioria das obras do entorno da usina deverão ficar prontas até meados de 2014, quando deve ser solicitada a licença de operação de Belo Monte. “Todas as 22 condicionantes de Belo Monte foram iniciadas e temos algumas concluídas. Temos como meta e desafio concluir todas essas etapas, não só por obrigação, mas porque também é do nosso interesse. E ter diálogo permanente com as prefeituras, governo do estado e o Senado é fundamental para que isso ocorra com maior agilidade”, declarou.

Também esteve na comitiva o presidente da subcomissão, senador Delcidio Amaral (PT-MS); o relator, senador Ivo Cassol (PP-RO), e ainda os senadores Blairo Maggi (PR-MT) e Valdir Raupp (PMDB-RO). “A obra em si é surpreendente. A obra segue seu cronograma físico e financeiro. Porém, as preocupações com a questão social permanecem. Sei que não é fácil e a população local cobra do prefeito e das lideranças. O que nos preocupa ainda é esse contingente de trabalhadores após a construção da usina. Por isso, é importante dinamizar a economia e promover alternativas para essas pessoas terem renda após a construção de Belo Monte”, disse Blairo Maggi.

Em entrevista à Rádio Senado, Delcidio Amaral afirmou ser preciso acompanhar o andamento das obras socioambientais. Ele lembrou que a usina só entrará em operação se todas essas condicionantes forem construídas.

Segundo o senador Valdir Raupp, a subcomissão irá marcar uma audiência com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para solicitar maior agilidade do Ibama para alguns pontos específicos. Um deles é o aproveitamento da madeira que é produzida com a barragem e as obras. “É um desperdício da madeira que está apodrecendo e não tem nenhum projeto efetivo para que isso gere emprego. Essa madeira poderia trazer para a região indústrias madeireiras e moveleiras, gerando emprego e renda”, avaliou Raupp.

Além dos integrantes da subcomissão, participaram da diligência o coordenador estadual do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu e secretário de Energia do Pará, Nicias Ribeiro, representando o governador Simão Jatene.

De acordo com informações da Norte Energia, já foram investidos cerca de R$ 700 milhões em obras do entorno, sendo que R$ 400 milhões já foram pagos. Durante a diligência, diretores da empresa apresentaram dados da atual fase das obras de construção da usina e de realização das condicionantes. Entre elas, estão obras de reforma de escolas em Altamira e Vitória do Xingu, do hospital de Altamira – será também construído um novo, de reassentamento urbano e saneamento, entre outras. O prefeito de Altamira, Domingos Juvenil, apontou a preocupação da população com as obras de saneamento e na área da saúde, que considera mais urgentes.

Ainda no âmbito da Subcomissão, serão realizadas audiências em Brasília para debater questões técnicas sobre a obra. "Temos demandas de décadas das comunidades de onze municípios e estamos dispostos a estabelecer entre as diligências da Subcomissão um processo de discussão técnica com os senadores e consultores do Senado para trocar ideias e implementar os projetos que temos de realizar", destacou Clarice Copetti, diretora de relações institucionais da Norte Energia.

Reunião da Subcomissão de Belo Monte deve ocorrer na próxima semana, no Senado. E a previsão é de que seja feita uma nova diligência, em agosto deste ano, dessa vez passando por Vitória do Xingu (PA), atendendo pedido do prefeito do município, Erivando Amaral.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário