O nível do Rio Xingu, em Altamira (PA), chegou esta semana a marca de quatro metros acima de seu nível normal. As chuvas fortes devem continuar nas próximas duas semanas em todo o estado e, inclusive no Mato Grosso, com isso, o nível do Rio Xingu continuar subindo.
Em entrevista ao Jornal Online OXingu, a coordenadora de operações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ana Cristina Strava, revelou que, para o mês de fevereiro, o nível das águas já está acima do normal, quando comparado a anos anteriores. Só este mês o volume de chuva chegou a 191 milímetros. As fortes chuvas têm deixado os bairros alagados.
A intensidade das chuvas é causada por um fenômeno meteorológico de alta pressão em área atmosférica, que impede a saída de umidade da Amazônia para as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Assim, de acordo com Ana Cristina, toda a água das chuvas precipita na região Amazônica.
Em dados sobre o tempo e temperatura, a umidade relativa do ar manteve média de 88%, a temperatura tem ficado em 25 graus.
Em janeiro, o Xingu chegou a vazão de 7 mil m³/s, na data de ontem o rio estava com 14 mil m³/s. Nas próximas semanas a água deve começar a cobrir as vias públicas nos baixões da cidade.
Fonte: O Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário