Brasil Novo Notícias: Juiz da Vara Agrária faz inspeção judicial em acampamento de Brasil Novo

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Juiz da Vara Agrária faz inspeção judicial em acampamento de Brasil Novo


Horácio de Miranda Lobato Neto, juiz da Vara Agrária da região de Altamira realizou inspeção judicial no acampamento Novo Horizonte, em Brasil Novo, onde quase 100 famílias organizadas no MAB que serão atingidas pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão acampadas há mais de um ano, desde seis de janeiro de 2013.

Após andar pelo acampamento e tirar fotos, ele se reuniu com os acampados e ouviu alguns deles. Entre as perguntas, ele queria saber o que havia no terreno antes da ocupação, o que existe no espaço hoje e qual o principal objetivo das famílias.

Roni, militante do MAB e membro da coordenação do acampamento, afirmou que o terreno estava abandonado há mais de dez anos, tinha virado um ‘juquiral’; que hoje existem 86 famílias morando, aproximadamente quatrocentas pessoas; e que muitas famílias têm hortas com plantações diversas para a subsistência. “Estamos aqui porque o preço do lote subiu, o aluguel encareceu, a comida ficou mais cara por causa da barragem de Belo Monte, e queremos nosso direito”, disse.

Ao final da inspeção, que durou duas horas, Horácio sintetizou: “inspeção significa a gente ver o que ocorre na área. Por ora não há decisão final. Quem está entrando no acampamento assume o risco de ganhar ou perder, mas a luta é justa e legítima”.

Questionado por um morador se poderia contar com ele, Horácio foi categórico: “quem ajuda é padre, médico e advogado. Nunca peça ajuda para um Juiz. Nenhum Juiz honesto vai lhe ajudar”.

A avaliação das famílias acampadas é que essa inspeção judicial é um passo normal, e que a vitória virá com a força da luta e da organização do povo.

Além do Juiz Horácio, estavam presentes Andrea Barreto, da defensoria pública federal e Márcio Meira, procurador do Município de Brasil Novo.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário