Brasil Novo Notícias: Altamira receberá nova rede do Navega Pará

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Altamira receberá nova rede do Navega Pará


Será realizada na Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), nesta quinta-feira (6), a inauguração das primeiras redes ópticas metropolitanas no interior do Estado, potencializando os benefícios do Programa Navegapará nos municípios de Santarém, Castanhal, Marabá e Altamira. A implantação das novas redes é fruto do convênio de cooperação entre a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com interveniência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), assinado em 2010, e que será renovado na cerimônia de inauguração.

Até então, apenas Belém era beneficiada com uma rede metropolitana de fibra óptica, denominada Rede Metrobel. Já nos demais municípios, o acesso das cidades digitais ao Navegapará era provido exclusivamente via rádio. Ao estarem conectadas entre si e com a Metrobel, as novas redes metropolitanas intensificarão a troca de informações, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a integração entre universidades, unidades de pesquisa e órgãos do governo.

Para implantação das estruturas físicas das redes, o Governo do Pará, por meio da Prodepa, investirá o valor aproximado de R$ 1,3 mi e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da RNP, investirá R$ 2,5 mi. Toda a infraestrutura já montada do Navegapará, edificada pela parceria Secti/Prodepa, torna possível a concretização dos planos do Governo Federal (Redecomep) de expansão da banda larga para o interior do estado.

Ainda pelo convênio, Secti e Prodepa cederão transporte de dados para a RNP, através do backbone do Navegapará, para interligação das redes ópticas implantadas pela iniciativa (Governo Federal), nas cidades de Altamira, Castanhal, Marabá e Santarém, nas seguintes taxas de transmissão e meios físicos: 100 Mbps (Mega bits por segundo) para as redes de Altamira, Marabá e Santarém, através da infraestrutura óptica do backbone do NavegaPará; 100 Mbps para a rede de Castanhal, através da infraestrutura de rádios de alta capacidade do backbone do Navegapará.

As novas redes metropolitanas serão de grande importância para órgãos governamentais e instituições de ensino e pesquisa dos quatro municípios contemplados. “Com a implantação desta infraestrutura de redes por sistema óptico, nasce um novo conceito de comunicação de alta velocidade nestas regiões. Em termos práticos, as instituições e órgãos governamentais poderão usufruir de serviços multimídia via rede óptica, tais como videoconferências, telefonia via IP (voip), entre outros”, explica o coordenador do Navegapará, Raimundo Viegas Jr.

Os consórcios que vão operar e manter a infraestrutura das redes são liderados pela UFPA, em Castanhal e Altamira; pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, e pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá. As demais instituições que compõem as redes são: Universidade Estadual do Pará (Uepa); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); Escola de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA); Instituto Luterano de Ensino Superior (Iles/Ulbra) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Representantes do Governo estadual também comporão os comitês gestores das redes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário