Brasil Novo Notícias: ALTAMIRA: ÍNDIO XIKRIN AMEAÇA REPRESENTANTES DA NORTE ENERGIA

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ALTAMIRA: ÍNDIO XIKRIN AMEAÇA REPRESENTANTES DA NORTE ENERGIA

“Por que você desrespeitou nosso cacique, por que você fez isso” Questionou um guerreiro Xikrin, com uma borduna (arma indígena).

Índio Xikrin ameaça representantes da Norte EnergiaDurante esta segunda (10), índios da Etnia Xikrin do Alto Xingu se reuniram com lideranças da empresa Norte Energia e Funai, o encontro aconteceu no Centro de Convenções e Cursos da cidade, no debate, as condicionantes do Plano Básico Ambiental, construção de casas, postos médicos e água de qualidade para as aldeias, além de estradas.
Durante os pronunciamentos, a empresa Norte Energia disse que está cumprindo com o PBA – Plano Básico Ambiental, reconheço que por algumas adversidades da região, termina tendo contratempos em alguns pontos da pauta, mas que todo esforço possível é dado para garantir o cumprimento dos pedidos dos índios.
Índio Xikrin ameaça representantes da Norte EnergiaNa área médica, mutirões são realizadas em aldeias, para o transporte aquaviário, várias lanchas já foram repassadas à FUNAI Altamira, já sobre as residências ainda não construídas, a empresa não se manifestou.
Um líder Xikrin não gostou de alguns pronunciamentos, e pediram o afastamento de servidores da empresa.
“Se virem, nos queremos casas de alvenaria, é dever de vocês construir pra nós” Disse Nambu Xikrin.
O clima ficou tenso no local, outras lideranças indígenas apenas acompanharam o desabafo de Nambu Xikrin, todos os servidores da Norte Energia tiveram a borduna apontada para o pescoço, em seguida o líder indígena encerrou seu pronunciamento e foi aplaudido pelos indios que estavam na plateia.
Sobre o episódio, a Norte Energia não fez citações, nem os funcionários disseram poder gravar acerca do caso, a reunião transcorreu normalmente. Os pontos de pauta apresentados pelos índios ainda devem ser levados a FUNAI em Brasília e aos diretores da Empresa Norte Energia, a meta é sanar as petições para evitar mais confrontos, os Xikrins já deixaram claro o que pretendem.
“Se não atender nossa demanda, vamos reunir os guerreiros para derrubar Belo Monte” Disse Nambu Xikrin.
ATUALIZAÇÃO 19:00h
No início da noite desta segunda-feira, um acordo foi firmado e a norte energia divulgou a seguinte informação, acompanhada de uma foto, em que mostra harmonia entre índios e representantes da empresa.
Créditos: Regina Santos/Norte Energia.
Índio Xikrin ameaça representantes da Norte EnergiaA Associação Bebô Xikrim do Bacajá (Abex) será a executora do contrato de construção de casas em oito aldeias indígenas da etnia Xicrim. O acordo foi definido nesta segunda-feira, 10, em reunião no Centro de Convenções de Altamira com representantes da Norte Energia, funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e lideranças indígenas. Os recursos para construir as moradias serão do Projeto Básico Ambiental – Componente Indígena (PBA-CI), uma das condicionantes para construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
No encontro foi definido um cronograma de trabalho em conjunto para realização das obras nas aldeias Xikrim, aprovado pelo presidente da Abex, Bep Kamaty, e os demais líderes presentes. O superintendente de Projetos Indígenas da Norte Energia, Fernando Ribeiro, ressalta que a decisão dá continuidade às ações da empresa nas demais aldeias situadas no entorno da hidrelétrica.
A Norte Energia reitera que nenhum centímetro de área indígena alagado em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte. 

Por: Felype Adms
Imagens: Leandro Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário