Brasil Novo Notícias: Nova fase da UHE Belo Monte vai gerar mais empregos na região do Xingu

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Nova fase da UHE Belo Monte vai gerar mais empregos na região do Xingu

Foto: Regina Santos 

Os contratos de montagem eletromecânica da Usina Hidrelétrica Belo Monte assinados pela Norte Energia vão gerar novos empregos na região do Xingu. O Consórcio Engevix Engenharia/Engevix Construções/Toyo Setal e a empresa Andritz Hydro Brasil devem oferecer cerca de 2.500 vagas nos sítios de Belo Monte e Pimental.


Serão criados postos para funções como engenheiros, administradores, instrumentistas, inspetores de solda, mecânicos montadores. “Haverá trabalho com remuneração diferenciada devido à exigência de qualificação”, afirma o gerente de obras do sítio Belo Monte, Francisco Bandeira.

A nova frente vai reforçar a geração de emprego relacionado diretamente às obras da UHE Belo Monte. Em 2013, Altamira foi um dos dez municípios que mais criaram vagas com Carteira de Trabalho assinada no Brasil. Um detalhe chama a atenção: na lista, apenas dois municípios não são capitais. O outro, Guarulhos, está localizado na Região Metropolitana de São Paulo.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego indicam que, em 2013, foram registradas 41.185 admissões em Altamira, com um saldo positivo de 15.053 vagas, um crescimento de 59,49% em relação a 2012 . Destas, 14.029 correspondem à construção civil, o que reforça a influência direta da UHE Belo Monte nessas estatísticas.

Os contratos da Norte Energia com o consórcio Engevix e a Andritz Hidro Brasil são da ordem de R$ 1,26 bilhão e garantem a montagem eletromecânica de aproximadamente 141.000 toneladas de equipamentos nos Sítios Belo Monte e Pimental, onde serão instaladas, respectivamente, as Casas de Força Principal e a Casa de Força Complementar.

A UHE Belo tem cerca de 45% das obras civis concluídas. Até o momento foram usados mais de um milhão de metros cúbicos de concreto, 120 mil toneladas de cimento e 22 mil toneladas de aço. O empreendimento emprega atualmente cerca de 20 mil pessoas. Em torno de 70% da mão de obra é paraense.

Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário