O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X)começou o ano prevendo orçar R$60 milhões de reais em projetos que devem beneficiar os municípios do entorno da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Membros do Comitê Gestor do PRDS do Xingu reuniram-se no auditório da ACIAPA, para a realização da XXV Reunião Ordinária. Representantes do Governo Federal, Estadual, Municipal e Sociedade Civil, participaram da Reunião que tinha em sua pauta o Acompanhamento de Projetos; Resolução sobre a homologação dos projetos aprovados no Edital 2013; Proposta do Consórcio Belo Monte sobre antecipação de Recursos Financeiros para Recuperação de estradas vicinais; Interpretação do Regimento Interno para a deliberação de matérias; Aprovação da Memória da XXIV Reunião Ordinária e do Calendário das Reuniões Ordinárias do CGDEX para 2014.
Na análise do representante da casa civil e coordenador do CGDEX Johanesse Eck "2014 é um ano de grandes decisões, onde teremos a partir de Fevereiro o trabalho do Novo Modelo de Gestão, pois os projetos que antes eram executados pela Norte Energia passarão a ser executados pela Nova Gestora, embora a gente tenha menos tempo para tornar as decisões devido aos eventos da Copa do Mundo e principalmente as eleições no segundo semestre, é o ano de maior orçamento para a nossa decisão de aplicação de recursos". E conclui; "São R$ 60 milhões destinados para 2014, portanto é um ano que estaremos fazendo melhorias na nossa organização de trabalho, na coordenação geral, nas câmaras técnicas, no comitê gestor e procurando melhorar ainda mais a nossa metodologia de escolha e agilizando a implementação dos projetos".
A primeira ação emergencial de 2014, proposta pelo Consórcio Belo Monte foi aprovada na plenária pelo CGDEX, onde foi solicitada a antecipação de Recursos Financeiros para a Recuperação e Manutenção de Estradas Vicinais nos 12 municípios que fazem parte da área de abrangência do PDRS do Xingu. O Comitê também discutiu as mudanças no regimento interno do CGDEX, onde todos puderam analisar detalhadamente cada parágrafo, ressaltando e identificando os pontos que precisariam ser regulamentados e propondo as adequações necessárias no Regimento Interno.
O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu foi instituído em 2010, pelo Decreto nº 7.340. O objetivo da ação do Governo Federal é promover políticas públicas que resultem na melhoria da qualidade de vida da população que habita sua área de abrangência, que compreende os municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilância, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Fonte: O Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário