Brasil Novo Notícias: Governo do Pará decreta luto pela morte de Eduardo Campos

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Governo do Pará decreta luto pela morte de Eduardo Campos

Eduardo Campos (Foto: Divulgação/PSB)
Eduardo Campos morreu aos 49 anos
(Foto: Divulgação/PSB)
O governo do Pará decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência Eduardo Campos (PSB), que morreu em um acidente de avião nesta quarta-feira (13) em Santos, no litoral de são Paulo. Durante o luto, todas as secretarias de estado e órgãos de administração devem manter bandeiras a meio mastro, em homenagem ao candidato.
Campos visitou o Pará em abril de 2014, quando foi recebido pelo governador Simão Jatene.  “Tive a oportunidade de conversar e conhecer algumas das ideias inovadoras do homem público comprometido com a sua terra e sua gente. O país perde mais um daqueles homens de bem e do bem que, com entusiasmo e idealismo, lutava por uma nação mais justa. O sentimento de tristeza pela perda irreparável é ainda mais forte pela circunstância em que ocorreu, deixando todos nós perplexos com a notícia. Assim, nos unimos em oração e pedindo a Deus que olhe por sua alma e dê conforto aos amigos e familiares, em especial sua esposa e seus filhos neste momento de profunda dor”, disse Jatene.
Trajetória
De família tradicional na política em Pernambuco, o ex-governador Eduardo Campos, 49 anos, nasceu no Recife em 10 de agosto de 1965. Ele era casado e pai de cinco filhos. Filho do poeta Maximiliano Arraes e da ex-deputada federal e ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes, Campos se formou em economia na Universidade Federal de Pernambuco, onde atuou como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade.

O contato com a política começou cedo, em 1986, quando trabalhou ativamente na campanha que elegeu seu avô, Miguel Arraes, ao governo de Pernambuco. Na época, Campos tinha apenas 21 anos. Quatro anos depois, em 1990, ele se filiou ao PSB.
Em 1994, com apenas 29 anos, foi eleito deputado federal, cargo para o qual foi reeleito em 1998 e em 2002. No início do terceiro mandato como deputado, Campos se aproximou do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ajudando a mobilizar a base governista para aprovar a Reforma da Previdência.
Em janeiro de 2004, foi nomeado por Lula ministro de Ciência e Tecnologia, onde trabalhou pela aprovação da lei que autoriza pesquisas com células-tronco embrionárias.  Em 2006, Eduardo Campos foi eleito governador de Pernambuco em primeiro turno, com mais de 60% dos votos válidos e foi reeleito, em 2010, com 83% dos votos válidos.
Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário