Brasil Novo Notícias: Continua o impasse entre Indígenas e Norte Energia.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Continua o impasse entre Indígenas e Norte Energia.

Índios das Etnias Xipaias e Curuaia se reuniram na manhã desta sexta-feira (13), nas dependências do Campus Universitário da UFPA em Altamira, com representantes da Norte Energia e FUNAI com o objetivo de negociar a liberação da estrada que dá acesso ao Sítio Pimental, um dos canteiros de Obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Índios da Etnia Juruna continuam no local do Bloqueis aguardando as decisões da reunião, o que até o fechamento da matéria ainda não havia acontecido.

O Bloqueio

Os indígenas das Etnias Índios Xipaia, Juruna e Arara bloquearam a estrada no iniciou na madrugada de segunda-feira (09). Eles bloquearam o trecho de uma vicinal do km 27, que dá acesso ao sítio Pimental, a 60 km de Altamira impedindo a entrada dos funcionários da obra. ônibus e caminhões foram usados para impedir o tráfego no trecho.
Os indígenas cobram a construção de casas em alvenaria, escolas, postos de saúde e banheiros, além da conclusão das obras de saneamento nas aldeias. Os líderes alegam que a Norte Energia não está cumprido as ações previstas no Plano Básico Ambiental do Componente Indígena.
Os líderes dizem que só aceitam negociar com representantes da empresa Norte Energia, da Funai e do Governo Federal que possam solucionar as questões apresentadas.

Por: Valdemídio Silva
Foto e Informações: Glici Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário