Brasil Novo Notícias: Fórum Estadual divulga relatório do trabalho infantil no Pará

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Fórum Estadual divulga relatório do trabalho infantil no Pará

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD) 2013, no Pará a população entre 5 e 17 anos é de 2.080.042 pessoas, das quais 197.638 (9,5%) encontram-se em situação de trabalho infantil. Os dados, que mostram uma redução de 10% no número de crianças e adolescentes envolvidos nesse contexto, fazem parte do relatório do Trabalho Infantil no Pará divulgado nesta quinta-feira (26), pelo Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente.
O Fórum foi criado em outubro de 1997 e é composto por uma coordenação colegiada representada por nove entidades. A divulgação do relatório faz parte das ações do Fórum para conscientizar a sociedade sobre os direitos das crianças e adolescentes. A programação  terá ainda uma marcha contra o trabalho infantil neste domingo (1º).
A pesquisa revela ainda que o trabalho infantil é mais recorrente na cidade, onde estão 54% dos trabalhadores infantis, sendo a maioria do sexo masculino, enquanto 46% estão no meio rural. Outro dado é o quantitativo de crianças que estão trabalhando sem remuneração, que chega a mais de 42% no Pará.

O representante da secretaria estadual de Educação, Luiz Queiroz, destacou a importância da educação integral para retirar as crianças desse contexto. “Nossa meta é que até 2024 tenhamos 50% da rede pública estadual envolvida com a educação em tempo integral, o que vai contribuir para colocarmos crianças e adolescentes em atividades próprias para suas idades e com aprendizado”, ressaltou.
Para o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Everson Costa, “a queda do número de crianças e adolescentes nessa situação é um avanço, porém o desafio ainda é grande”. Segundo Costa, a secretaria está trabalhando para combater essa problemática com ações como o Encontro Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, as caravanas estaduais e a audiência pública que culminou com a assinatura de diversos municípios para erradicação do problema.
Marcha contra trabalho infantil
Neste domingo (1º) acontece a Marcha de Belém contra o Trabalho Infantil, com o tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. A concentração será na escadinha da Estação das Docas, de onde os participantes sairão em direção à Praça da República. No trajeto, poderão ser vistas faixas e manifestações contra o trabalho infantil.
A marcha é coordenada pelas juízas Maria Zuila Lima Dutra, titular da 5ª Vara do Trabalho deBelém, membro da Comissão Nacional e gestora regional do Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região; e Vanilza de Souza Malcher, da 2ª Vara do Trabalho de Belém e Gestora Regional do Combate ao Trabalho Infantil.
Serviço: A marcha terá participação especial do grupos Arraial do Pavulagem, Crias do Curro Velho e ainda da cantora Mariana Belém. A concentração será às 8h, na escadinha da Estação das Docas, com chegada na Praça da República.
G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário