De janeiro a dezembro de 2014 foram confirmados 2.996 casos de dengue no Pará, dos quais 26 foram da doença com sinais de alarme e outros quatro casos de dengue grave. Em 2013, 7.958 pessoas foram oficialmente diagnosticadas com dengue. Em relação às mortes, foram ainda confirmados quatro óbitos por dengue no Pará em 2014, sendo de uma pessoa residente em Oriximiná (ocorrido em São Luís), outro de Altamira e os demais residentes em Ananindeua e em Vitória do Xingu. Em 2013 foram oito mortes.
Os seis municípios com maior número de casos confirmados em 2014 foram Parauapebas (510), Senador José Porfírio (407), Belém (365), Oriximiná (197), Altamira (183) e São Félix do Xingu (174). Os dados de 2015 ainda não estão disponíveis, por conta da manutenção do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, que atua interligado às secretarias estaduais e municipais de Saúde para o monitoramento permanente de casos.
Em plena época de chuvas no Pará, o risco de contrair dengue é maior. Por isso, a Sespa alerta a população sobre os cuidados necessários para prevenir a doença, como a retirada de objetos que possam acumular água nas ruas e quintais, como pneus e copos descartáveis, de folhas e outros materiais, além da limpeza de calhas, para evitar água parada e impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Fonte: O Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário