Brasil Novo Notícias: Sem acordo, índios mantêm bloqueio de via em Belo Monte, no PA

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sem acordo, índios mantêm bloqueio de via em Belo Monte, no PA

Não foi bem sucedida a tentativa de negociação da Força Nacional, nesta quarta-feira (11), junto a índios de oito aldeias que mantiveram o bloqueio da estrada que dá acesso ao sítio Pimental, um dos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no sudeste do Pará.
O protesto é para pressionar a empresa em relação às obras nas comunidades indígenas. A NorteEnergia, empresa que constrói o empreedimento, disse que repudia o protesto e que cumpre integralmente as demandas dos indígenas.
Os manifestantes estão impedindo a passagem de carros e de trabalhadores porque querem uma reunião com a empresa Norte Energia para falar sobre melhorias nas aldeias de quatro etnias.

A Casa de Governo, que representa o Governo Federal em Altamira, informou que nesta quinta (12) deve ocorrer uma reunião entre a Norte Energia, a Funai e as lideranças indígenas para encontrar uma solução pacífica ao impasse.
Entenda  caso
O bloqueio da estrada iniciou na madrugada do último dia 9. Índios Xipaia, Juruna e Arara bloquearam o trecho de uma vicinal do km 27, que dá acesso ao sítio Pimental, a 60 km de Altamira. Ônibus e caminhões foram usados para impedir o tráfego no trecho. Uma reunião com representantes da Casa de Governo de Altamira está marcada para esta terça.
Os indígenas cobram a construção de casas em alvenaria, escolas, postos de saúde e banheiros, além da conclusão das obras de saneamento nas aldeias. Os líderes alegam que a Norte Energia não está cumprido as ações previstas no Plano Básico Ambiental do Componente Indígena.
Os líderes dizem que só aceitam negociar com representantes da empresa Norte Energia, da Funai e do Governo Federal que possam solucionar as questões apresentadas.
G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário