domingo, 5 de maio de 2019

CELPA ALERTA PARA OS CUIDADOS DURANTE PODAGEM PERTO DA REDE ELÉTRICA


A concessionária reitera que as equipes só realizarão a podagem em casos onde os galhos ou as árvores estejam afetando o sistema elétrico ou pondo em risco os moradores
Manter em harmonia a natureza e oferecer energia elétrica com segurança e qualidade, em áreas urbanas e rurais das cidades da Amazônia, é necessário, mas requer atenção redobrada quando as árvores crescem demais, os galhos crescem e tocam na fiação elétrica. O resultado pode ser uma interrupção do fornecimento de energia ou em casos mais graves, acidentes. Nesses casos vem a podagem. Chamar o caseiro, um vizinho ou alguém da família para ajudar é costume, mas pode se tornar um risco à vida de quem aceitou ajudar e até para os que passam por perto.
Cabe ressaltar que a responsabilidade para manter as árvores em harmonia nas ruas ou em praças públicas é das prefeituras. Apenas nos casos em que há risco de contato com a rede elétrica, a concessionária de energia da cidade, deverá ser acionada, para avaliar a situação.     
A Celpa também chama a atenção para os procedimentos que devem ser seguidos pelo cliente. As equipes da concessionária só realizarão a podagem em casos onde os galhos ou as árvores estejam afetando o sistema elétrico ou pondo em risco moradores. O cliente deve acionar a distribuidora por meio de seus canais de atendimento, gerando assim um pedido de serviço, que deverá ser programado em caráter de urgência ou não. 
A concessionária não realiza podagem ou retirada de árvores que não estejam oferecendo algum tipo de risco ao sistema elétrico. Para isso, os órgãos ambientais dos municípios devem ser acionados.
É muito comum o cliente procurar ou entrar em contato com o atendimento da Celpa para que seu serviço de podagem ou retirada de árvore seja feito. Mas a distribuidora reforça que segue as normas do setor elétrico e se for preciso, pode sim ser acionada também pelos órgãos ambientais ou agir em conjunto para garantir a segurança da população e do fornecimento de energia, em casos necessários.       

Dicas de segurança:
- Curto na rede provocados por galhos ou árvores, contatar a Celpa e pedir auxílio;
- Não tente cortar galhos e árvores próximas a rede elétrica; 
- Muito cuidado ao subir em árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar colher frutos ou sementes. A rede pode passar perto dos galhos e provocar acidentes;
- Não suba nas árvores. Galhos podem tocar a rede e energizar a árvore, causando choque que, em alguns casos, podem ser fatais;
 - Em caso de ocorrência entre imediatamente em contato com a Celpa pelo número 0800 091 0196.

Nenhum comentário:

Postar um comentário