Brasil Novo Notícias: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO PARA APRIMORAR O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE

segunda-feira, 6 de maio de 2019

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO PARA APRIMORAR O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE

As enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde participaram hoje, 6, no auditório da Secretaria, de uma capacitação para ajudar no diagnóstico e tratamento da bactéria causadora da tuberculose. Após esse treinamento as enfermeiras participantes irão repassar as orientações aos Agentes Comunitários de Saúde, ACS, para que juntos possam otimizar à identificação e diagnóstico da doença.DSC_0339
De acordo com Marleide Souza Jorge, enfermeira da Sespa, Secretaria Estadual de Saúde, que ministrou o curso, quando um paciente contrai e desenvolve a tuberculose, toda as pessoas que convivem diretamente com ele, também devem ser avaliadas, pois quanto mais cedo diagnosticada a doença, as chances de cura são maiores, porém, pode levar a morte, senão tratada”, esclarece ela, que trabalha há 20 anos na área da Saúde. Além disso, o treinamento busca atualizar a equipe de saúde sobre as novas medicações disponíveis no combate da bactéria.
 DSC_0322As principais sintomas desta doença são: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, cansaço, dor no peito e etc. Ao apresentar algum  desses sintomas é preciso procurar atendimento. O tratamento contra a tuberculose é gratuito, tem cura e toda a rede municipal está apta para atender a população, pois conta com toda medicação necessária e profissionais qualificados para auxiliar no diagnóstico e cura.
Atualmente em Brasil Novo, somente 3 casos foram identificados este ano. A média dos anos anteriores fica entre 4 e 5.

Por: Tadeu Covre
Fotos: Cleyton Macario
Fonte: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário