Brasil Novo Notícias: PREFEITO DE BRASIL NOVO PARTICIPA DO I ENCONTRO DE LIDERANÇAS POLÍTICAS DA TRANSAMAZÔNICA

segunda-feira, 20 de maio de 2019

PREFEITO DE BRASIL NOVO PARTICIPA DO I ENCONTRO DE LIDERANÇAS POLÍTICAS DA TRANSAMAZÔNICA

No último sábado, 18, aconteceu em Altamira, o I Encontro de Lideranças Políticas da Transamazônica e Xingu, organizado pelos 12 Municípios que compõe a Associação Consórcio Belo Monte, ACBM. Na ocasião o prefeito de Brasil Novo Alexandre Lunelli, que também é o 1° vice-presidente da Associação, foi o moderador dos debates.  O objetivo foi apresentar aos parlamentares estaduais e federais presentes, senador e representantes do governo estadual as demandas estratégicas da região para que se possa estabelecer parcerias e implementar essas diretrizes políticas.
DSC_0059 (2)
Desta forma, foram estabelecidos cinco eixos temáticos, contendo as demandas de cada grupo. Para o eixo da segurança foram propostas; a criação de um novo batalhão da polícia militar, expansão e melhorias no Detran, construção de sede própria da Policia Federal, acabamento da obra do novo presídio e reforma do Renato Chaves, em Altamira. Para a área da saúde foi solicitado o fortalecimento da rede de atendimento básico, o aumento da média e alta complexidade, por meio de financiamento, para ampliação e qualificação e etc.
DSC_0108 (2)
Para o campo da educação, os pedidos foram para; criação da Universidade do Xingu, criação de novos cursos tecnológicos e superiores, manutenção dos recursos destinados para as Universidades e Institutos e fortalecimento e expansão da Universidade Estadual do Pará. Para o âmbito de infraestrutura as demandas apresentadas foram; ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Altamira, recuperação e conclusão das rodovias federais da região, construção das pontes de Belo Monte e Assurini, aumento dos repasses federais aos municípios, por meio do Fator Amazônico e reativação e ampliação do Programa Luz para Todos. Já para o ramo das demandas econômicas foram reivindicados investimentos para o ordenamento territorial, regularização fundiária e gestão ambiental, desenvolvimento econômico do polo Xingu, assim como, investimentos para assegurar a inovação tecnológica e fomento para as atividades agrícolas sustentáveis.
DSC_0061 (2)
Os deputados estaduais presentes firmaram o compromisso de criarem uma frente parlamentar, na Assembleia Legislativa do Pará, para discutir e executar as reivindicações. Segundo o prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli, haverá uma sessão especial na Alepa para que se possa dar prosseguimento as demandas apresentadas no Encontro. “Além disso, atuaremos também em Brasília, junto à bancada federal paraense, para definir os ministérios adequados para atender essas demandas. Nós vamos continuar cobrando e dialogando de perto com os parlamentares e com governo estadual”, assegurou Alexandre Lunelli, que na ocasião estava acompanhado do vice-prefeito Júnior Lorenzoni e servidores da prefeitura.
DSC_0111 (2)
De acordo com o presidente da ACBM e também prefeito de Porto de Moz, Rosibergue Torres Campos, as prioridades dos municípios, as dificuldades do território foram planejadas e definidas, por meio de um plano coletivo, para serem apresentadas aos parlamentares e governo.
Estiveram presentes neste encontro os deputados federais Airton Faleiro (PT) , Cássio Andrade (PSB) e Joaquim Passarinho (PSD), o senador Zequinha Marinho (PSC), os deputados estaduais: Dirceu Ten Caten, Ozório Juvenil, Fábio Figueiras, Eraldo Pimenta e Ângelo Ferrari.
DSC_0077 (2)


Por: Luis Henrique Silveira
Fotos: Cleyton Macário
Fonte: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário