Brasil Novo Notícias: MPF SOLICITA RETIRADA DE FAMÍLIAS DA LAGOA NO INDEPENDENTE I

segunda-feira, 13 de maio de 2019

MPF SOLICITA RETIRADA DE FAMÍLIAS DA LAGOA NO INDEPENDENTE I

Durante a última visita feita na área da lagoa, no bairro Independente I, pelo Ministério Público Federal, os procuradores da república foram ao bairro e constataram que moradores permanecem vivendo sobre esgoto a céu aberto e despejo de dejetos, em condições insalubres. Algumas delas foram encaminhadas para alugueis sociais.
Recentemente o MPF solicitou que o Ibama adote medidas judiciais e administrativas, contra a Norrte Energia e a prefeitura de Altamira, pelo descumprimento do cronograma de ações para retirada das famílias.
Segundo o MPF, a Norte Energia firmou acordo com o Ibama em outubro de 2018, onde se comprometia a finalizar as ações para retirada das famílias até o fim de abril de 2019, o que não foi feito. Na área ainda há famílias esperando para serem retiradas.
O jardim Independente I se formou em torno da lagoa que enchia na época de chuva. Mas a instalação de Belo Monte provocou aumento de preços no mercado imobiliário do município e de aproximadamente 40 famílias, a área passou a ser moradia para quase 500 famílias.
Em nota a Norte Energia informou que das 496 famílias que moravam em palafitas, cerca de 72% já foram atendidas. No caso dos demais moradores, a empresa disse que avalia alternativas de atendimento a serem submetidas à prefeitura de Altamira e ao Ibama. A luta é antiga, mas somente em março de 2018, os moradores foram reconhecidos pelo ibama como atingidos por barragens.
A prefeitura informou que é de responsabilidade da própria concessionária de belo monte a remoção e a reurbanização da área. E que a secretaria de integração social cobrou da empresa celeridade nas remoções em abril deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário