Brasil Novo Notícias: Emater incentiva resgate da produção de pimenta-do-reino em Porto de Moz

quinta-feira, 7 de março de 2013

Emater incentiva resgate da produção de pimenta-do-reino em Porto de Moz


Uma Unidade de Observação de viveiro de pimenta-do-reino, instalada em fevereiro pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) sob o Sistema Espaldeira de Estacas Herbáceas, com tutores inclinados e espaçamento e adubação específicos, está ajudando a resgatar a atividade em Porto de Moz, município do oeste paraense onde, nos últimos anos, as doenças fusariose e mosaico devastaram as plantações.
A unidade se localiza em um hectare de uma zona coletiva da comunidade São Benedito, no km 45 da rodovia PA-176, e tem sido acompanhada com a parceria de 20 famílias: foram usadas 250 mudas da variedade guajarina, que devem dispor material genético coletável dentro de oito meses. No segundo ano da instalação, planeja-se incorporar mais 20 famílias ao projeto, que também recebe o apoio da Prefeitura.
O objetivo é capacitar os agricultores para a reprodução de mudas sadias, a serem cultivadas em áreas novas, livres de contaminação. Desse modo, será viável iniciar ou voltar à pipericultura - que, na região, resulta em lucro de mais de 50%. "Hoje, falta pimenta-do-reino em Porto de Moz e nos municípios vizinhos, e o ponto crítico é justamente a sanidade, porque as doenças destroem as plantas. Quem tiver o produto vende fácil. Por isso é uma ótima opção de diversificação de produção e geração de renda", indica o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Jackson Lima.
De acordo com Lima, ainda, a tecnologia do Sistema de Espaldeira, além de não apresentar custo diferenciado e evitar a disseminação de doenças, "reduz a perda de material vegetativo no campo, permite pimentais mais uniformes e, por conta da posição dos canteiros, facilita as intervenções científicas", diz.
Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário