Brasil Novo Notícias: Após 15 horas de bloqueio produtores liberam acesso a canteiro de Belo Monte

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Após 15 horas de bloqueio produtores liberam acesso a canteiro de Belo Monte


Cerca de 150 produtores rurais da Volta Grande do Xingu, em Altamira (PA), bloquearam na madrugada de terça-feira (20) o acesso a um dos canteiros de obra para pedir energia elétrica em suas casas.

O manifesto que durou 15 horas teve apoio da Fundação Viver Produzir e Preservar e da Federação da Agricultura do Estado do Pará.

No povoado rural da Volta Grande do Xingu, no município de Vitória do Xingu, vizinho de Altamira, vivem 350 famílias sem luz. Elas querem que a linha instalada para levar energia às obras da usina de Belo Monte também atenda a comunidade do entorno.

“Nós moramos debaixo de uma rede que leva energia a todo o canteiro de obras, mas não temos direito de usar essa rede”, afirma Deilson Oliveira.

Segundo Oliveira, as empresas Celpa (distribuidora de energia do Pará), CCBM (construtora da barragem de Belo Monte) e Norte Energia (dona da barragem) fizeram várias reuniões desde maio, sem chegar a uma solução.

A linha de energia que passa pela comunidade foi instalada pela Norte Energia e pelo CCBM com o objetivo de suprir a demanda da obra e seria retirada em seguida por questões ambientais, diz o representante da Secretaria Geral da Presidência da República na região, Avelino Ganzer.

Após os pedidos das comunidades do entorno, diz Ganzer, o Ibama (órgão ambiental federal) autorizou que os postes e fios ficassem de forma definitiva, desde que Norte Energia e CCBM definissem as responsabilidades sobre a manutenção da linha.

“As conversas estavam andando, mas a comunidade está ansiosa porque vê as obras da usina subindo”, diz Ganzer. “Estamos esperando um posicionamento [do CCBM e da Norte Energia] hoje”.

Em nota a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, informou que encaminhou na manhã de ontem ao Coordenador do Grupo de Trabalho da Rede de Energia Elétrica do entorno da UHE Belo Monte e à Casa do Governo em Altamira, carta em que a empresa se compromete a disponibilizar a rede de distribuição de energia elétrica de 34.5 kV à Centrais Elétrica do Pará (Celpa). A partir dessa disponibilização, cabe à Celpa a instalação de ramais e medidores de consumo.

Essa iniciativa atende às reivindicações das comunidades Quatro Bocas e São Francisco das Chagas, em Vitória do Xingu, e é adotada em articulação com o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM).

No próximo dia 30/08 está marcada uma reunião com os agentes envolvidos para formalizar e definir os termos da doação. Os agentes são a Celpa, o programa “Luz para Todos” e a Casa de Governo em Altamira. A reunião ocorrerá na sede da Celpa em Belém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário