Brasil Novo Notícias: I FÓRUM DE GRADUAÇÃO DA TRANSAMAZÔNICA E XINGU.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

I FÓRUM DE GRADUAÇÃO DA TRANSAMAZÔNICA E XINGU.


A Norte Energia S.A., empresa responsável pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará, participou como apoiadora do I Fórum de Graduação da Transamazônica e Xingu, realizado em Altamira entre os dias 21 e 22/08. O evento, que discute a formação superior no Pará, debate o tema “Histórico e perspectivas do ensino de graduação”. 
Participam do encontro a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), além de representantes de secretarias estaduais, regionais e municipais de educação. O evento acontece no Centro de Convenções e Cursos de Altamira. Cerca de 200 estudantes de várias instituições de ensino, além de professores e diretores de escolas públicas, participaram do primeiro dia do encontro. “Vejo esse momento como uma grande oportunidade para a educação, nossos professores são qualificados e agora a universidade começa a receber apoio para se instalar cada vez mais no interior. Isso é bom para todo mundo”, destacou Analita Freitas, aluna de pedagogia da UFPA. Durante dois dias, entidades e estudantes discutem o papel de cada instituição na formação de profissionais, o acesso às universidades, infraestrutura e a oferta de novos cursos em uma região que passa por grandes transformações. “Nós, quanto universidade, temos um papel crucial nesse processo de transformação, mas para que isso seja benéfico à população, é preciso que a formação seja continuada e a universidade evolua junto com a cidade”, destacou Gileno Edu Lameira, coordenador do campus da UEPA em Altamira. 
Com o crescimento das cidades na área do entorno de Belo Monte e o aumento da demanda por profissionais qualificados em áreas específicas, as instituições de ensino afirmam que o momento é propício para uma reformulação. “Nossa preocupação é que ao formar um profissional ele não consiga se inserir no mercado de trabalho. Será que os cursos ofertados são exatamente o que o mercado precisa? Essa é a nossa missão, discutir e encontrar mecanismos para resolver essa equação.”, declarou Marcia Adriana, diretora de ensino do IFPA, em Altamira. A Norte Energia vê o investimento em formação profissional de jovens e adultos como uma das heranças mais ricas a serem deixadas para a região. A empresa já construiu 45 escolas na transamazônica e no Xingu. Obras que representam benefício direto para 8.300 alunos. Com as universidades, a empresa garantiu apoio ao programa de residência médica com a UEPA e trabalha na construção do prédio que abrigará o Curso de Medicina da UFPA, que deverá receber a primeira turma em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário