Brasil Novo Notícias: Presidente e diretores da Norte Energia se reúnem com a Comissão de Acompanhamento de Belo Monte na Alepa

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Presidente e diretores da Norte Energia se reúnem com a Comissão de Acompanhamento de Belo Monte na Alepa

Foto: Marco Antônio Prestes
O presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo, esteve na tarde desta quarta-feira (07.08), em Belém, com os integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da UHE Belo Monte, instalada pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O presidente estava acompanhado dos diretores de Construção, Antônio Kelson e Socioambiental, João dos Reis Pimentel.


O encontro é resultado do convite da comissão presidida pelo deputado Martinho Carmona (PMDB) e composta pelos deputados José Megale (PSDB), Raimundo Santos (PEN), Airton Faleiro (PT), Eliel Faustino (PR) e Parsifal Pontes (PMDB). Na oportunidade, a diretoria da Norte Energia apresentou a parte institucional do empreendimento; as obras das condicionantes e as destinadas a promover o desenvolvimento regional e garantir os benefícios da construção de Belo Monte para a região do Xingu e da Transamazônica; e o  andamento de atividades nos canteiros de obras da UHE Belo Monte.

“Sempre que pedimos informações, a Norte Energia tem sido rápida e cortez, sem jamais sonegar informações. Agradecemos a presença de todos e agora nos cabe mostrar à sociedade que a empresa além de séria está correspondendo às nossas expectativas”, disse o presidente da Comissão, deputado Martinho Carmona.

O presidente Duílio agradeceu o convite da Assembleia e destacou que a Norte Energia está muita satisfeita em mais uma vez poder estar presente na Alepa.“Na nossa apresentação trouxemos todas as informações da obras e das condicionantes e estamos sempre abertos para atender a Comissão no que for necessário. Estamos à disposição em Brasília e Altamira”.

Ações na região do Xingu:

Entre as ações apresentadas aos parlamentares está a aquisição de cinco áreas, dentro da malha urbana de Altamira para a construção dos Novos Bairros que receberão famílias que hoje vivem nos igarapés da cidade. O compromisso da Norte Energia é prover toda a infraestrutura de saneamento e equipamentos comunitários para o reassentamento dos moradores em 4.100 casas. As moradias terão 63 m² cada, em um lote de 300 m², sendo oferecida a opção de unidades equipadas para receber pessoas com deficiência. Destaca-se ainda, no primeiro semestre de 2013, o início das obras de saneamento em Altamira, bem como a construção dos aterros sanitários em Altamira e Vitória do Xingu.



Na área de Educação, a Norte Energia contabiliza, atualmente, 27 escolas em construção ou fase de elaboração de projetos, afora as 40 escolas já entregues na região. Na saúde, a Norte Energia comemora a redução de 77% nos casos de malária no primeiro semestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2011, antes do início do Plano de Ação para o Controle da Malária (PACM), proposto pela Norte Energia aos governos municipais, estadual e Federal, em uma articulação para o combate da doença em seis municípios. Além do Plano, os investimentos em Saúde incluem 27 Unidades Básicas de Saúde construídas e equipadas pela empresa para atendimento médico e odontológico na região, a disponibilidade de 8 equipes de Saúde da Família e ainda obras de um Hospital com 103 leitos, sendo 10 leitos de UTI.


Os deputados também puderam conhecer os avanços nas iniciativas de geração de renda, com projetos para atividade pesqueira, como a realização de cursos de mergulho e de orientação quanto ao uso de equipamentos de segurança no desempenho dessa atividade. Outro público a receber a atenção da Norte Energia é o de pessoas que migraram para a região de Belo Monte em busca de trabalho. Esses migrantes são recebidos na Casa de Acolhimento ao Migrante que conta com profissionais qualificados para orientar sobre programas de inserção no mercado de trabalho ou, para aqueles que assim preferirem, retornar às suas cidades de origem.


Na área da Segurança Pública, a Norte Energia assinou um Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) envolvendo valores na ordem de 100 milhões de reais para obras, equipamentos e helicópteros para a atuação da Polícia Militar na região. A Norte Energia também enfatizou que aproximadamente 70% dos trabalhadores de origem do estado do Pará.


Ao final da reunião, o presidente Duilio convidou os parlamentares para conhecerem, na segunda quinzena de setembro, as obras da UHE Belo Monte. “Eles poderão conhecer fisicamente, o que viram hoje por meio de slides”, afirmou. Estiveram presentes, ainda, o presidente da Alepa, Márcio Miranda (DEM), além dos deputados Carlos Bordalo (PT), Bernadete Ten Caten (PT), Alfredo Costa (PT), Nélio Aguiar (DEM), Tetê Santos (PSDB), Tião Miranda (PTB) e Eduardo Costa (PTB).

Por: Karina Pinto 
Fonte: Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário