Brasil Novo Notícias: Focos de incêndio crescem 9% em Altamira

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Focos de incêndio crescem 9% em Altamira


O Corpo de Bombeiros apontou aumento no número de incêndios em Altamira (PA) em 2014. Foram 50 ocorrências contra 41 registradas em 2013. Pensando nisso, no último ano, o órgão se equipou com material de combate a incêndio florestal. Atualmente, sete bombeiros são especializados nesta área na cidade.

Para o subcomandante do 9º Grupamento, capitão Celso dos Santos Piquet, o aumento tem relação com o inchaço populacional da cidade, já que boa parte dos focos de incêndios foram em edificações. Com uma demanda maior por energia, as pessoas acabam sobrecarregando as tomadas e fazendo gatos. Em 2014, foram 16 ocorrências. Uma a mais que no ano anterior.

Outros incêndios comuns na região acontecem em áreas de vegetação. Para ocupar espaços em que ainda há árvores e mato, as pessoas tentam limpá-los tocando fogo. Ações como esta são perigosas e podem ganhar grandes proporções se as chamas se espalharem pelas casas ou terrenos vizinhos.
No final no mês de agosto de 2014, o órgão realizou uma coletiva de imprensa chamando atenção para o número alarmante. Na época, o capitão Piquet afirmou que os incêndios tinham relação com o verão, que diminuía a umidade do ar.

A situação é mais grave até o mês de outubro, período de estiagem no Pará. Ainda assim, os cuidados não podem deixar de ser tomados. Jogar uma simples ponta de cigarro da janela do veículo pode causar um incêndio se o fogo tocar na vegetação seca. A atenção deve ser redobrada na hora de limpar quintais e pastos.

Já no primeiro dia do ano, um carro de passeio pegou fogo na BR -230, na saída de Altamira. Ao ver os primeiros sinais de fumaça o motorista que vinha do sentido de Brasil Novo fugiu. O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares. O veículo ficou totalmente destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário