Brasil Novo Notícias: Em Placas Escola Estadual Tancredo Neves ameaça cair na cabeça dos alunos

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Em Placas Escola Estadual Tancredo Neves ameaça cair na cabeça dos alunos

A Escola Estadual Municipalizada de Ensino Fundamental e Médio Presidente Tancredo Neves de Placas mostra o descaso e o total abandono do Governo do Estado com a Educação no Estado e a falta de respeito com a população Placaense, pois parte da escola ameaça desabar na cabeça dos alunos.
Nesta sexta feira dia 20 de Novembro de 2015 a direção da escola resolveu interditar o refeitório da escola que está em risco de desabamento. Esse refeitório fica na parte central da escola entre os dois corredores de salas, e era um local de grande circulação e aglomeração de alunos, a estrutura do refeitório que é de madeira apodreceu e o peso do telhado pendeu para a esquerda e ficou escorado na estrutura da cozinha que já apresenta várias rachaduras.
A área interdidada é um local de grande circulação
O local ainda representa um grande perigo para a vidas dos alunos, pois a cozinha esta sempre ocupada por serventes e merendeiras, e o bebedouro da escola fica bem na frente da cozinha abaixo da estrutura que está recebendo todo o peso do refeitório.
A Escola Tancredo neves foi construida com quatro salas de aulas no ano de 1984 e inaugurada em 20 de Maio de 1985 pelo Governo do Estado na então vila Alto Pará, e foi ampliada com mais quatro salas de aula pelo Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário no ano de 1987 ampliação esta que foi inaugurada no dia 12 de fevereiro de 1988 na então Vila Alto Pará. A escola veio a ser reformada entre os anos de 1998 e 1999 pelo governo do Estado, e foi ampliada pelo município com mais quatro salas de aula em 2002 e recebeu uma quadra de esportes coberta em 2010.
Encanamento exposto e com vazamenteos
Hoje 17 anos depois da ultima reforma a maior Escola do Município de Placas ameaça desabar na cabeça dos alunos, pois grande parte da estrutura de madeira já apodreceu, o telhado está ameaçando desabar, e as estruturas estão precárias.
Mesmo assim professores do ensino Fundamental e Médio que são verdadeiros heróis se arriscam em trabalhar embaixo dessa estrutura precária e insegura, pois não tem outra alternativa a não ser arriscar as suas vidas e a de seus alunos em nome da educação e do conhecimento.
Parede da cozinha rachada devido ao escoramento do refeitório
Boa parte do funcionamento da escola é mantido pelo município, que paga vigias, serventes, transporte escolar e até professores para o Ensino Médio que se encontra praticamente abandonado pelo estado. Estado este que é o proprietário do prédio da escola e o responsável pela sua reforma e manutenção.
Estive no prédio da escola esta manhã juntamente com o Vereador João Martins que é presidente do Legislativo Municipal e o mesmo afirmou que está documentando o fato que no dia 01 de Dezembro apresentará ao Governo do Estado a situação da escola em uma audiência com o Chefe da Casa Civil José Megale, e solicitará a reforma imediata da Escola Tancredo Neves.
Local que recebe a maior pressão é onde fica o bebedouro da escola
Na minha humilde opinião já que o Governo do Estado não dá conta ou não empenha em reformar esta escola há 17 anos, deveria doar o prédio ao município, pois tenho certeza que aí sim ela seria reformada, pois em apenas dois anos e meio de mandato o Prefeito Leonir Hermes conseguiu reformar e ampliar as outras três escolas da sede do Município de Placas que pertencem ao município,  e tenho certeza que com a Tancredo Neves não seria diferente.
Agora resta saber se a Escola será interditada, reformada, ou abandonada de vez, o que não se pode deixar é a mesma cair na cabeça dos alunos e professores, pois estes já são vítimas do abandono e do descaso do Governo do Estado com a Educação, e não podem serem vítimas fatais e terem suas vidas sacrificadas para a escola receber uma reforma, pois pelo que conheço em nossa região as medidas só são tomadas pelo Governo do Estado quando o pior acontece. Fica a dica.
Veja abaixo fotos da situação da Escola:
Escola Tancredo Neves vista de frente



Pilar de madeira da área apodreceu e se moveu mais de 3 centimetros

Outra Pilastra podre


Placa da Primeira ampliação em 1988
Placa da ultima reforma em 1999

Outra pilastra podre da área
Local do buraco na calha mostra que o cano se moveu mais de 15 cm


Calha de agua torta fixa no poste mostra o tamanho da inclinação

Neste local a calha foi empurrada pra frente e encolheu


Local onde o telhado do refeitório se escora na área da cozinha


Aqui o poste só não caiu ainda quebrou devido esse cano do fio telefone

Rachadura no depósito ao lado da cozinha



Pilastra da caixa de agua com ferros amostra

Telhado completamente torto

Banheiro com grande rachadura

banheiro com teto solar

Outro banheiro com teto solar
Essa curva do telhado não é obra do Oscar Niemeyer

Vereador João Martins esteve no local e promete cobrar providencias ao Governo do Estado
Fonte: Blog do Gilberto Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário