Brasil Novo Notícias: Turismo na Região Xingu é tema de encontro em Altamira

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Turismo na Região Xingu é tema de encontro em Altamira

Na última terça-feira, 24/11, 64 pessoas entre empresários, agentes públicos e representantes da Norte Energia se reuniram no clube Recanto Cardoso, em Altamira, para discutir as próximas ações para o desenvolvimento da atividade turística nos cinco municípios da Área de Influência Direta (AID) da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
Durante o workshop, representantes de Altamira e dos municípios de Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu participaram de rodadas de debates tendo como base o livro Diretório de Informações Turísticas, que reúne os resultados de pesquisas sobre as potencialidades turísticas dos cinco municípios da AID, contemplando aspectos culturais e naturais da região.
A ideia é que, a partir do encontro, seja possível avançar ainda mais nas discussões dobre o tema e criar políticas e produtos turísticos que envolvam todo o setor e o poder público. O objetivo é alavancar a economia com geração de emprego e renda, além de aproveitar o potencial das cidades próximas a Belo Monte, a maior hidrelétrica 100% nacional e quarta maior do mundo.
O empresário Jaderci Cardoso, proprietário do clube Recanto Cardoso, vê a iniciativa da Norte Energia para o desenvolvimento do turismo no Xingu com muito otimismo. “Esse apoio é muito bom para nós, empreendedores e para a população que ganha novas alternativas de lazer. É um momento para aperfeiçoar nossas ações e atrair mais investidores e turistas à região”, declarou.
 
Resultados

O encontro foi composto por três blocos: realização de interação entre grupos; palestra técnica da Secretaria de Turismo do Pará (Setur) e a definição de um produto turístico a ser desenvolvido. Como parte final do diálogo, ficou decidido que será construída uma estratégia turística central para a região, tendo como objeto a visitação ao Complexo Belo Monte. Também serão desenvolvidos produtos turísticos que contemplem os atrativos existentes nos cinco municípios da AID, incluindo Medicilândia (localizado na Área de Influência Indireta), em função da produção cacaueira e de indústria de chocolate. Com o desenvolvimento dos produtos idealizados será elaborado um roteiro regional de visitação para turistas. Também foi formado um Grupo de Trabalho com integrantes de todos os municípios presentes, sob a coordenação da Setur, responsáveis pela condução das próximas ações.

 Fotos: Divulgação/ Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário