Brasil Novo Notícias: Medicina da UFPA em Altamira tem mais de 3 mil candidatos inscritos

terça-feira, 24 de maio de 2016

Medicina da UFPA em Altamira tem mais de 3 mil candidatos inscritos

A menos de duas semanas da data da primeira fase do vestibular especial para Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Altamira, mais de três mil candidatos já estão na disputa pelas 60 vagas ofertadas. Mas o número pode aumentar já que cerca de cinco mil pessoas solicitaram isenção da taxa de R$ 200 para inscrição no concurso e apenas 250 receberam o benefício. Quem não recebeu a isenção tem até esta terça-feira (24) para pagar o valor e continuar no certame.
Além dos 250 isentos, há 3.106 candidatos confirmados na disputa, o que soma 3.357 participantes até o momento. “Como os candidatos precisavam comprovar a necessidade do pedido de isenção, a maioria não apresentou a documentação ou não estava de acordo com os critérios indicados no edital”, explicou Marilucia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA. Segundo ela, os cartões de inscrição para os candidatos já confirmados na seleção estão disponíveis no sistema de inscritos, acessível a cada estudante com seu login e senha.
Entre os candidatos já confirmados, a maioria é paraense: são 2.606 (77,65% do total). Destes, 848 são moradores de Altamira (somam 25,26% do total de inscritos) e 553 de polos regionais (como Santarém, Marabá, Cametá, Castanhal, Abaetetuba, Parauapebas e Tucuruí), que representam 16,47% dos participantes.
Há ainda 236 habitantes de cidades do Xingu (como Brasil Novo, Medicilândia, Vitória do Xingu, Pacajá, Uruará, Porto de Moz, Placas e Senador José Porfírio), que representam 7,03% do total de inscritos, além dos 583 candidatos da Região Metropolitana de Belém, que somam 17,37% dos candidatos do concurso.
Entre os candidatos, há ainda 750 que são oriundos de outros estados. O destaque está em quem vem do Maranhão (207), Tocantins (149), Amapá (79) e Goiás (54), que juntos somam 489 participantes. Nas cidades de fora o Pará a maioria dos estudantes que deseja cursar Medicina em Altamira vem de Imperatriz (93). Outros vêm de São Luís (59), no Maranhão; Araguaína (84), no Tocantins; e Macapá (67), no Amapá.
O vestibular será efetuado em três fases. A primeira prova está agendada para o dia 5 de junho e conterá 45 questões, sendo nove de cada uma das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Literatura.
A segunda etapa está marcada para o dia 3 de julho e terá 45 questões das disciplinas de áreas específicas ligadas à Medicina. São, portanto, 15 questões de Biologia, 15 de Física e 15 de Química. Já a terceira e última etapa envolve uma prova de redação, marcada para o dia 31 de julho. Todas as etapas serão eliminatórias e classificatórias. As aulas devem começar no segundo semestre letivo da UFPA, que começa em outubro, por causa do calendário de reposição de aulas necessário pela greve de professores e técnicos da UFPA, em 2015.
O novo curso surgiu de iniciativas do Campus de Altamira, do interesse do Ministério da Educação em ampliar a oferta de vagas na área de Medicina e ampliar a Residência Médica em várias regiões do País, por meio do Programa Mais Médicos, e ainda da alta demanda que a região sempre teve para a implantação desta graduação.
As informações são do jornal O Liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário